Aeroporto de Tóquio se prepara para as Olimpíadas 2020
O Aeroporto Internacional de Narita inaugurou na última semana um novo terminal, já pensando na quantidade de atletas e espectadores que receberá em 2020.
E para entrar no clima olímpico, o terminal inaugurado ganhou uma pista de atletismo indoor, Nada de passadeiras rolantes ou sinais luminosos para mostrar a direção, mas raias codificadas por cores: azul para as partidas, vermelho para as chegadas. E para ninguém ficar perdido, símbolos específicos para os jogos marcam as pistas para indicar o fim da linha. Se encontrar na pista um adesivo branco em formato de mala, quer dizer que a linha de chegada é na esteira de bagagens.
Para manter o orçamento, a criatividade foi encorajada e itens de alto custo, como sinais luminosos e eletrônicos, foram muito bem substituídos pelas pistas coloridas adesivadas e completamente incorporadas ao tema. Ah… o esquema de cores tem um significado simbólico bastante interessante. Azul é a cor do céu, o caminho para lugares distantes. A cor vermelha representa a terra e recebe os viajantes, além de oferecer uma sensação de conforto e alívio depois de uma longa viagem. Se não bastasse tudo isso, vermelho e azul também são cores menos confundidas por pessoas com daltonismo. Legal, hein!?
Construído antes mesmo dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, o terminal custou metade do que normalmente é esperado para uma obra deste porte. E como diz o ditado, qualquer semelhança é mera coincidência com as terras brasileiras… Afinal, controle de gastos, antecipação e obras dentro do prazo não são comuns por aqui. E aí, Rio2016, como estamos? Podemos esperar por ideias bacanas, interatividade e muitas experiências bacanas no próximo ano? 😉