Virgin Atlantic anuncia planos de vôo com biocombustível em 2023
A Virgin Atlantic e a Rolls-Royce realizaram há alguns meses um teste de solo bem-sucedido de um motor Rolls-Royce Trent 1000 movido a biocombustível (SAF), que, aparentemente tem uma pegada de carbono pelo menos 70% menor do que o combustível fóssil.
Pensando em ampliar este movimento, a companhia aérea anunciou os planos para a realização de um vôo 100% movido a SAF para o dia 28 de novembro de 2023, de Londres Heathrow a Nova York JFK, em um Boeing 787 Dreamliner.
Os fornecedores de combustível disponibilizarão 60 toneladas de SAF, que pode ser produzido a partir de óleo de cozinha usado ou gordura animal e pode ser misturado com combustível de aviação convencional.
Até 2030, existe um amplo consenso na indústria de que todos os voos deverão ser alimentados por pelo menos 10% de SAF, devido às alterações climáticas.
O consórcio que desenvolve iniciativas ligadas à SAF é liderado pela Virgin Atlantic, financiado conjuntamente pelo Departamento de Transportes do Reino Unido, Rolls Royce, Boeing, Universidade de Sheffield, Imperial College London e Rocky Mountain Institute.
O teste bem-sucedido do motor é um passo importante, no entanto, são necessárias mais permissões e aprovações de segurança para que o voo decole em Novembro, assim como previsto pela companhia aérea.
Por aqui, continuaremos de olho nos planos que podem alavancar novidades para a indústria de viagens!