Gastronomia

Transformando chuva em cerveja


Você está lendo: Transformando chuva em cerveja

O projeto holandês, chamado Rainbeer, é ambicioso. Ele traz à tona os efeitos consequentes da mudança climática e incentiva as pessoas a incorporarem estratégias ecológicas em seus próprios projetos através de telhados urbanos.

O co-fundador, Joris Hoebe, alertado pelas fortes chuvas do mundo – que estão diretamente ligadas à mudança climática – viu o potencial da chuva como matéria-prima para a fabricação de cerveja. Ele foi inspirado pelo Amsterdam Rainproof, uma iniciativa para aproveitar melhor a água da chuva para aumentar a capacidade de absorver a água da chuva na cidade.

Essa iniciativa contribui para a trajetória sustentável da cidade e produz 6 tipos diferentes de cervejas com a água que vem dos céus. O uso de telhados urbanos é agora uma fonte vital para a produção de rainbeer e pode se tornar o centro de várias novas ações ecológicas.

Produzir grandes quantidades de cerveja exige grandes quantidades de água. A cobertura é o canal para a chuva chegar até os grandes contêineres no fundo dos prédios – coletando litros de chuva, onde depois é filtrada e purificada, pronta para ser transformada em cerveja.

Essa ativação no telhado – e seu subproduto, a água da chuva – é parte de uma conversa muito maior e importante que precisamos ter em relação às mudanças climáticas e suas consequências. Iniciativas como essa, que contribuem para a economia circular e criam mercadorias de uso e prazer para nosso dia a dia, são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. Isso abre o caminho para que outras pessoas e organizações criem mais telhados verdes ou incorporem a quantidade crescente de água da chuva em seus próprios projetos.

Existem várias outras vantagens em usar telhados como espaços verdes, que incluem a melhoria da qualidade do ar, aumentando os níveis de biodiversidade e reduzindo o efeito “ilha de calor”.

Com a Rainbeer a todo vapor, nos faz pensar sobre quais outros produtos relacionados a comida e bebida podemos fazer com a simples água da chuva.