TraceSafe: O wearable para monitoramento de quarentena
A TraceSafe, uma empresa de tecnologia com sede em Vancouver, decidiu elaborar um dispositivo que oferece rastreamento e monitoramento de pessoas para substituir a quarentena de viajantes, antes e após realizar uma viagem.
Criado para ser discreto, preciso e confiável, o wearable utiliza a tecnologia Bluetooth, fornece pistas inteligentes para manter o distanciamento físico seguro e não exige o uso de aplicativos ou smartphones.
Além disso, também é capaz de alertar rapidamente os usuários em caso de exposição ao vírus, funciona com ou sem internet e a vida útil da bateria é ilimitada.
Os idealizadores do projeto reconhecem que as quarentenas para viagens, sejam realizadas antes ou depois, têm sido bastante eficazes e o wearable ajuda a fornecer uma solução de baixo custo, que pode ser utilizada no destino ou na casa de seus usuários.
A tecnologia funciona da seguinte forma: Primeiramente, o usuário recebe seu wearable em casa ou no destino de viagem e ativa seu dispositivo. Em seguida, o administrador do hotel ou responsável pela hospedagem no destino conecta-se com o wearable do viajante e passa a monitorá-lo.
Sendo assim, o TraceSafe proporciona a liberdade de escolha ao viajante, que pode optar por realizar as quarentenas em suas casas ou em hotéis.
A tecnologia já foi utilizada em Hong Kong e em Cingapura para que as fronteiras pudessem permanecer abertas. Em Hong Kong, o wearable foi integrado ao aplicativo oficial do governo e garantiu que os viajantes cumprissem seu período de isolamento.
A pulseira está custando pouco mais de US $ 100 em comparação com a hospedagem em um hotel de quarentena do governo, que pode custar até US $ 2.000.