Tecnologia

Toyota construirá uma cidade do futuro no Japão em 2021


Você está lendo: Toyota construirá uma cidade do futuro no Japão em 2021

Durante a semana anunciamos por aqui algumas das novidades anunciadas durante a CES 2020 (Consumer Eletronic Show), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, como: IA para banheiros públicos e as lentes de realidade aumentada, mas um dos anúncios que mais nos chamou a atenção foi a construção de uma cidade do futuro pela Toyota, a Woven City!

A cidade funcionará como um laboratório vivo, terá área de 710 mil m² e ficará aos pés do Monte Fuji. O projeto terá testes com casas inteligentes, carros autônomos, robótica, inteligência artificial, novos produtos de mobilidade, entre outras -altas- tecnologias. 

Algumas das inovações inseridas na cidade serão: uma grade de diferentes tipos de ruas que visam separar o tráfego em três caminhos distintos para: veículos mais rápidos, dispositivos de mobilidade de baixa velocidade e pedestres – e sem dúvidas – todos os veículos serão totalmente autônomos e com emissão zero.

Pequenos robôs também irão se mover entre o subsolo e elevadores que os levarão diretamente a cada casa para deixar pacotes e as residências serão estocadas com tecnologias de suporte humano que cuidam das necessidades básicas e ajudam a vida cotidiana a funcionar de maneira mais tranquila.

A cidade será totalmente sustentável, construída com marcenaria japonesa tradicional combinada com métodos de produção robótica. Todos os telhados serão cobertos por painéis solares, além disso, haverá parques e uma praça central projetada para reunir a comunidade.  

Quem está projetando a cidade junto da montadora é nada mais, nada menos, que o escritório de arquitetura dinamarquês Bjarke Ingels Group. As obras da cidade do futuro devem começar até 2021 e a ideia é de que os primeiros moradores sejam funcionários da companhia e suas famílias, além de casais de aposentados, comerciantes, parceiros da empresa e cientistas. 

Construir uma cidade inteligente desde o início abre as portas para o desenvolvimento de futuras tecnologias e oferecerá oportunidades para um novo tipo de vida urbana. Ainda não há informações específicas sobre como serão as visitas a cidade, mas sem dúvidas, o projeto promete ser referência em diversos setores, inclusive no turismo. Estaremos atentos!