Tá e daí? De olho em você


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Falamos de tendências todos os dias e então você chega e pergunta, “Tá e daí? O que faço com isso agora?”. É o que vamos te contar para que você saiba como aplicar no seu negócio.

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CONTEXTO – Como vive, como se reproduz, de onde veio???

“De olho em você” faz parte do super grupo Transparência Total.

Consumidores esperam saber tudo sobre sua empresa. Origem dos produtos, processo produtivo, se são responsáveis e ainda, quando sua empresa comete erros, esperam que haja uma retratação, análise de causa e ação corretiva eficaz. Se você não contar, eles irão descobrir de outro jeito.

TIN TIN POR TIN TIN 

“O combinado não sai caro.” Então deixe tudo explicado para seu cliente! Conte no seu site quem sua empresa é, o que faz, como faz e porque faz. Um exemplo é o site Tourism Transparency de Myanmar, órgão que disponibiliza um diretório de fornecedores de turismo que agem com transparência. Desta maneira, o turista sabe em quem confiar para não passar por ciladas durante a viagem.

O Twitter faz algo semelhante: possui em um hotsite seu relatório de transparência, com atualizações semestrais. Lá é possível encontrar a quantidade de vezes que a rede social teve que fornecer dados para o governo ou então remover algum conteúdo por ordens judiciais. A empresa comenta que “uma das nossas metas é fazer o Twitter crescer com orgulho”, sem dúvida este é o caminho 😉

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RETRATE-SE 

Aprender com o erro faz parte da vida. Porém, como falamos acima, os clientes não perdoam mancadas – em alguns minutos tudo já está na rede. Se não deu para resolver na hora, retrate-se.

Na hotelaria temos 2 exemplos recentes: da Atlantica Hotels e também da Vert Hotéis. Responder de maneira estratégica pode trazer bons resultados, mas o mais importante é não repetir o erro, afinal, a segunda chance já foi dada!

retrate-se

 TÁ E DAÍ? – Tã dã! O que você pode fazer daqui para frente! 

– Erros acontecem, mas deixe tudo esclarecido! De preferência, antes do cliente deixar seu estabelecimento. Isso evita repercussões negativas, já que houve atenção ao caso.

– Coloque em um lugar de fácil acesso, online ou físico, as informações sobre sua empresa. Não apenas como uma estratégia de marketing, mas como uma atitude de transparência com seu cliente. De onde vem sua matéria-prima? Como são seus processos financeiros? Como os colaboradores são valorizados? Como a privacidade é garantida?

– O setor de sua empresa está envolvido em alguma polêmica? Então busque uma maneira amigável de dizer que você faz diferente. Por exemplo, fabricantes de roupa passaram por maus tempos devido à denúncias de trabalho escravo. Muitas, mesmo não envolvidas, esclareceram seus processos produtivos para evitar qualquer desconfiança.