Tecnologia

Semáforos no chão para pedestres distraídos


Você está lendo: Semáforos no chão para pedestres distraídos

Augsburgo, na Alemanha, instala semáforos no chão para pedestres que vivem no celular

A cidade de Augsburgo, na Alemanha, pretende ajudar quem realmente não desgruda do smartphone. Quem está sempre conectado mas desconectado com o mundo real, pode ser um péssimo pedestre. Pensando nisso, a cidade resolveu se “adaptar” aos novos tempos e criou uma forma simples de proteger os cidadãos: instalou semáforos no chão.

A curiosa inovação foi implementada como um teste em duas estações de trens da cidade. As luzes piscam em vermelho no chão para avisar da chegada dos trens e piscam em verde para avisar quando é seguro atravessar. Dessa forma os pedestres descuidados não precisam nem levantar a cabeça para olhar para os dois lados. As autoridades da cidade oficializaram o início do funcionamento das luzes na última semana.

semaforos-chao-3

Essa ideia também ajuda ciclistas distraídos, já que as luzes são visíveis à distância e com isso eles têm mais tempo para frear as bicicletas.

Segundo os jornais The Mirror e The Telegraph, a iniciativa teve início em Augsburg depois de duas pessoas sofrerem ferimentos leves em um acidente com bondes elétricos, além da morte de uma jovem em Munique. A Alemanha é um país especialmente afetado por esse fenômeno, já apelidado de “Smombie”, mistura de smartphone e zombie (zumbi), que atinge especialmente os jovens.

Para entender como funciona, esse vídeo de um jornal local mostra uma das estações com as luzes do semáforo em atividade.

Interessante perceber que as cidades estão se adaptando ao nosso estilo de vida. Será que a moda pega?