Loja e hotel para autistas
Loja oferece “Hora Silenciosa” e hotel é o primeiro hotel especial para clientes com autismo
A loja Asda Star, de Manchester, Inglaterra, resolveu lançar a Hora Silenciosa por conta de seus clientes com autismo. A iniciativa desliga todas as escadas rolantes, música e TVs para criar um ambiente silencioso e de melhor experiência nas compras.
Simon Lea, o gerente por trás da iniciativa tomou a decisão de aplicar a Hora Silenciosa depois de assistir um garoto lidar com a sobrecarga sensorial semanas antes em sua loja. A mãe do garoto disse a Lea que o garoto lutava constantemente com a sensibilidade aos ruídos que normalmente geravam ataques de ansiedade.
Depois de confrontar o problema, Lea conversou com outras pessoas que lidavam com o transtorno e não demorou até que decidisse que essa era a melhor solução. O evento será aberto também para todos outros clientes que preferirem fazer suas compras em silêncio.
Estima-se que no Brasil, dentre seus 200 milhões de habitantes, cerca de 2 milhões sejam autistas. Ou seja, já passou do tempo da ideia ser adotada por aqui também.
Já em Liverpool, também na Inglaterra, o Hotel Shanky é o primeiro hotel autism friendly, com quartos e serviços silenciosos.
Esses dois exemplos estão dentro do nosso relatório de tendências Consumo Cidadão, que você encontra dentro da pesquisa sobre o Futuro da Hotelaria e no Relatório de Tendências de 2016.