Tecnologia

Roskilde Festival: recicla urina para fazer cerveja


Você está lendo: Roskilde Festival: recicla urina para fazer cerveja

Muita música, muita gente reunida, muita cerveja, muito xixi espalhado e assim acontecem os festivais por aí. Mas o maior festival de música do norte da Europa resolveu ter uma atitude mais verde e lançou uma nova iniciativa. “From piss to pilsner” é o nome da campanha que animou os participantes do festival Roskilde 2015, na Dinamarca, a fazerem xixi no lugar certo e com um propósito.

Um longo trecho de terra, coberto com serragem em uma calha de metal foi o mictório oficial. As “contibuições” de urina foram recolhidas em tanques de armazenagem especiais e serão utilizadas para fertilizar cevada e produzir cerveja. Écaaaa é a primeira reação de muitos e realmente parece bastante estranho.

O festival acabou no último sábado e os organizadores esperavam recolher 25 mil litros de urina de mais de 100 mil participantes.

 

E se tudo correu como planejado, quem curtir o Roskilde 2017 poderá tomar uma cerveja especial, feita a partir da cevada fertilizada por todo esse xixi.

beercycling2

Pelo menos aqui, o xixi não teve um impacto negativo sobre o meio ambiente e o sistema de esgotos, pois a prática de “beercycling” irá transformar tudo em um recurso. E não foi a única iniciativa eco friendly do festival, pode-se incluir aqui o compartilhamento de carros para quem for curtir os shows, a venda de cervejas orgânicas e copos plásticos reciclados.

Bem que dizem que nesta vida nada se perde, tudo se transforma. E por que não transformar xixi em cerveja, hein? Bora esperar a safra de 2017, que corre o risco de ser adubada com o xixi de um astro da música! 😉