Viagens

Chinelos sustentáveis feitos de cana-de-açúcar


Você está lendo: Chinelos sustentáveis feitos de cana-de-açúcar

Talvez você não saiba, mas chinelos são um dos maiores poluidores dos mares do mundo. Quem nunca foi paraa praia e esqueceu um par por lá?

A questão principal que nos esquecemos é que uma das matérias-primas das famosas sandálias de verão é o EVA, uma espuma fabricada a partir do petróleo. O EVA é altamente poluente, o que significa que a maioria dos chinelos são tipicamente prejudiciais ao meio ambiente.

Com isso em mente, a empresa de calçados Allbirds lançou seus chinelos Sugar Zeffer, que têm solados feitos de material sustentável.

A tecnologia, chamada de SweetFoam foi criada em colaboração com a petroquímica brasileira Braskem, utilizando a cana-de-açúcar cultivada no Brasil – e com o mínimo de fertilizantes – para a produção da resina vegetal. As unidades de produção que processam a cana também são amigas do meio ambiente e movidas a energia renovável a partir de derivados do insumo.

O eco-EVA é uma alternativa ecologicamente correta e a Allbirds planeja usá-la em todos os produtos de sua coleção. Além de criar chinelos sustentáveis, a empresa está garantindo que a cana-de-açúcar usada na fabricação deve ser certificada pelo Proforest  – uma empresa sem fins lucrativos que verifica se os recursos naturais estão sendo obtidos de forma sustentável.

Os chinelos sustentáveis custam 35 dólares, disponíveis em quatro cores. As tiras são destacáveis ​​para que os usuários possam misturar e combinar estilos, em vez de comprar vários pares.

A tecnologia SweetFoam está disponível gratuitamente para outros fabricantes de calçados. A Allbirds espera que, ao fazer isso, outras empresas sigam o exemplo e ajudem a reduzir a pegada de carbono da indústria dos calçados.