Gastronomia

Paulig cria café que não é café


Você está lendo: Paulig cria café que não é café

A divisão de café do Grupo Paulig apresentou no último mês o Blend 2080 – um tipo de café sem café.

O novo produto chama a atenção para um futuro sombrio que está por vir para o café. De acordo com cálculos atuais, não haverá café suficiente para todos em 2080 por causa de mudanças climáticas. Se isso acontecer, o que vamos beber? Estes foi o ponto de partida para o projeto.

Com o Blend 2080, Paulig quer agitar um debate sobre sustentabilidade . A cafeicultura é ameaçada por muitos grandes desafios e o café pode se tornar uma iguaria disponível para poucos. O café arábica, por exemplo, é uma espécie delicada. Está ameaçada por secas, chuvas excessivas, geadas e tempestades, além de pragas e doenças de plantas causadas pelas mudanças climáticas. Se a temperatura média global aumentar de 2 a 2,5 graus, a área de cultivo de arábica será reduzida em 50% até 2050.

A marca de café finlandesa trabalhou com parceiros especialistas para desenvolver a mistura, que é feita a partir de chá fermentado, pó de alfarroba, malte e figos secos para reproduzir os sabores e os efeitos do café. O café tem mais de 800 aromas possíveis de imitar, mas é impossível produzir um bom café sem café: nada supera seu sabor verdadeiro.

Você pode explorar a história do produto com mais detalhes no vídeo do projeto e na página da Paulig, onde um debate sobre a cadeia de valor do café será lançado até o final do ano.