Os lugares menos visitados do mundo
Embora o ‘over-tourism’ tenha sido um tema frequente ao longo do ano passado, seu antídoto ‘under-tourism’ ganhou força nos últimos meses. Essa nova tendência nada mais é do que dar preferência para os destinos que estão longe dos principais radares, longe das massas. Em vez de se juntar aos aglomerados de pessoas que tomam conta de locais como Veneza ou Paris, viajantes descolados estão em busca das fotos exclusivas para o Instagram, principalmente na Ásia.
Butão e Birmânia, por exemplo, são recantos menos visitados do mundo e estão prontos para receber aventureiros de todas as partes.
O elevado reino do Butão, no Himalaia, sente-se notavelmente afastado do mundo desenvolvido. Como o governo do Butão está tão comprometido em proteger a cultura espiritual do país e as paisagens naturais imaculadas, eles aderem a uma estratégia de turismo de baixo volume e alta qualidade.
O modo de vida muito tradicional que flui através das veias do Butão é impressionante, já que as tecnologias modernas são relativamente difíceis de encontrar e sua cultura budista calma é praticada pela grande maioria. Para os mais exigentes, já existe uma unidade do Six Senses, na região de Thimphu, que oferece experiências culturais diárias, desde visitas a templos com guias experientes até excelentes caminhadas pelas montanhas envoltas em pinheiros e vales enevoados.
Como a Birmânia (também conhecida como Myanmar) era praticamente proibida para os turistas até 2011, sua surpreendente beleza natural foi preservada e suas paisagens continuam misericordiosamente livres dos desdobramentos urbanos até hoje.
O passeio de balão sobre a vasta paisagem com milhares de antigos pagodes é de encher os olhos de beleza. E ainda existem lugares onde a eletricidade não é uma realidade e os pescadores usam técnicas antiquadas para aproveitar a pesca do dia, como no Lago Inle. É como voltar no tempo. Várias áreas menos visitadas em todo o país oferecem experiências exclusivas, pois estão completamente fora da trilha turística típica.
O Arquipélago de Mergui foi anunciado como um dos últimos destinos tropicais intocados que restam na Terra. Envolvida por águas-marinhas, areias brancas imaculadas e majestosas formações rochosas, é impossível não se sentir em harmonia com a natureza nesta pequena fatia do paraíso.