O primeiro bairro impresso em 3D
Em uma cidade no sul do México, uma impressora 3D gigante construiu recentemente as paredes das casas do primeiro bairro impresso do mundo.
A New Story, uma organização sem fins lucrativos que lidera o projeto, acredita que o novo processo de construção pode ser parte da solução para moradias populares em algumas das comunidades mais pobres do mundo.
A ONG que foi fundada há cinco anos para levar moradias a pessoas em situação de extrema pobreza, já construiu mais de 2.700 casas no Haiti, El Salvador, Bolívia e México, usando a construção tradicional.
Mas pensando em aprimorar o processo e construir casas de forma mais rápida, há dois anos, firmou parceria com a Icon, uma empresa de tecnologia de construção, para começar a desenvolver uma impressora 3D robusta o suficiente para funcionar mesmo nas condições mais desafiadoras.
A impressora, chamada Vulcan II, não é a primeira projetada para construir uma casa inteira mas o novo bairro mexicano, que terá 50 casas, será a primeira comunidade a usar esse tipo de tecnologia em grande escala.
A New Story pretende continuar explorando novas alternativas de construção, auxiliando na pesquisa e desenvolvimento de projetos para governos que têm recursos para construir novas moradias em grande escala, mas que ainda não possuem as melhores ferramentas para fazer isso de forma rápida e acessível.