Hospedagem

No alto dos Alpes, hotéis Iglus oferecem luxo absoluto


Você está lendo: No alto dos Alpes, hotéis Iglus oferecem luxo absoluto

Contanto que você considere “a experiência” como o novo luxo, assim como as tendências mais expressivas do turismo, um quarto de hotel sem janelas, sem aquecimento e sem banheiro, pode ter o preço de acomodações cinco estrelas.

É isso. Enquanto o calor dos países do Sul está derretendo turistas pelas praias, outros milhares de pessoas estão pagando mais de US $ 500 por noite para ficar em hotéis iglus esculpidos em pilhas de neve e gelo em áreas de esqui nos Alpes.

Um deles fica em Gstaad, na Suíça, logo abaixo da estação da gôndola de Saanersloch. Há um bar ao ar livre com vista para os picos ao redor onde os esquiadores passam, e no interior há um restaurante onde o gelo lança um brilho azul suave, e as mesas de madeira estão colocadas em cabines esculpidas na neve.

Cada um dos 11 quartos do hotel de Gstaad é um pequeno iglu, ligado por um corredor de neve ao restaurante, uma sauna e uma banheira de hidromassagem ao ar livre. Para a maioria dos quartos, os banheiros são em uma estrutura de madeira compartilhada no final do corredor. Três quartos têm banheiros privativos, um com sua própria banheira de hidromassagem.

Os quartos são acolhedores, com luzes LED dando uma sensação clareadora, apesar da falta de janelas. As camas são esculpidas em blocos de gelo e cobertas com mantas de peles, um colchão, sacos de dormir resistentes e travesseiros confortáveis. As temperaturas permanecem estáveis ​​a um grau ou dois abaixo ou acima do ponto de congelamento, não importa o quão desagradável seja o tempo lá fora. Mesmo assim, a maioria dos visitantes fica por apenas uma noite para ter a experiência, logo recuando para o calor das camas de quentes e aquecimento central.

O jantar é servido no restaurante, com apenas duas opções de menu: fondue de queijo ou massas com molho vermelho. A cozinha também é um iglu, então o menu não pode ser muito elaborado. Os clientes costumam ficar com suas roupas de esqui, muitas vezes com toucas e às vezes até luvas durante as refeições. Depois de uma noite sob a neve, um café da manhã aconchegante é servido em um outro restaurante a algumas centenas de metros de distância.

Cerca de três ou quatro semanas a cada outono, a neve é ​​empilhada em cima de enormes balões para criar a estrutura básica dos iglus. Uma vez que a neve assente, os balões são esvaziados e os trabalhadores vão com motosserras, pás e ferramentas de escultura para moldar os quartos e móveis embutidos, como camas e bancos. Mais tarde, artistas fazem esculturas de gelo com temas diferente, como Roma antiga, mitologia nórdica, James Bond ou criaturas do mar.

Os hotéis Iglu-Dorf estão localizados em Davos, Gstaad e Zermatt, na Suíça; em Kühtai, na Áustria; e em Zugspitze, Alemanha. Todos os hotéis têm sauna, banheira de hidromassagem ou ambos. Os preços (incluindo jantar e café da manhã) variam de 159 francos suíços (US $ 160) por pessoa em um quarto de seis camas para 539 francos por pessoa em uma suíte com banheiro privativo e banheira de hidromassagem.