Live from Los Angeles: Mais PhoCusWright Conference


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12.11.14

 

O segundo dia da PhoCusWright Conference iniciou com vários workshops organizados por empresas de tecnologia para o turismo. Já na parte da tarde, começou o Center Stage – a parte principal do evento, onde diversos presidentes de empresas discutem o futuro da indústria turística.

O fundador do Groupon, Andrew Mason, apresentou sua nova empreitada e você pode conhecer mais sobre o Detour aqui.

Em seguida, o presidente da Cvent apresentou a sua plataforma de gerenciamento de eventos. É uma ferramenta super completa que permite aos profissionais gerenciar toda a vida do evento, desde a busca do local até aplicativos para participantes e avaliações. Para quem trabalha na área, vale a pena conhecer!

O site Ctrip, uma das maiores agências online da China, apresentou as perspectivas do mercado chinês e expectativas de crescimento. Veremos cada vez mais chineses viajando por aí! Estamos preparados?

O diálogo mais polêmico do dia ficou por conta de Brian Sharples, fundador e CEO da HomeAway. A empresa existe há 10 anos e seu principal concorrente é o Airbnb. Brian anunciou a associação com o Gogobot, site de revisões (no modelo TripAdvisor). Com isso, os viajantes poderão compartilhar opiniões com mais facilidade, direto da plataforma HomeAway.

Dando ainda mais ênfase ao modelo de compartilhamento, ele também divulgou parceria com o aplicativo Uber para facilitar o agendamento de transfers.  Claramente, a empresa está mudando seu direcionamento para enfrentar o concorrente mais novo e mais conhecido, enfocando mais na experiência dos viajantes e equilibrando com a ênfase anterior dada aos proprietários. Questões como impostos, segurança e ameaças ao mercado hoteleiro foram discutidas e a conclusão é uma só: o modelo está aí para ficar e só vai crescer.

O CEO do Kayak, Steve Hafner foi entrevistado por Lorraine Sileo da Phocuswright. Ele foi bastante crítico com o seu próprio produto. Foi enfático ao dizer que busca e reserva de voos e hotéis é uma commodity e que é preciso pensar em formas de facilitar a vida de usuários e ser mais criativo. Usou o Tinder como referência positiva, sugerindo que o Kayak pode adotar modelo parecido para escolha de hotéis. O foco é total em plataformas móveis. Quando perguntado que concorrente ele eliminaria, foi veemente: Google! OTAs e metasearches gastam muito dinheiro em publicidade com eles! ;)

O conteúdo terminou com o CEO da Phocuswright, Tony D’Astolfo entrevistando o presidente da Expedia, Dara Khosrowshashi. 50% da receita da Expedia é originada nos Estados Unidos e a outra metade é internacional, mas o objetivo é ampliar a audiência global. A empresa está crescendo no mercado Ásia Pacífico, principalmente na China e com a aquisição da australiana Wotif. A expansão da Expedia para os próximos anos será orgânica e focada em plataformas móveis. Dara falou que o aplicativo da Hotels.com é sua inspiração pela facilidade, assim como o Uber. Outro ponto relevante comentado é que as diferenças entre OTAs, metasearches, sites de revisão e outros estão cada vez menos nítidas e esta é uma tendência, com cada negócio oferecendo uma experiência mais completa para seu usuário.

Sobre as tentativas dos hoteleiros em incentivar as reservas diretas e não utilizar mais empresas como Expedia, Dara falou que é preciso ter uma abordagem mais ampla, entendendo que eles não são apenas um custo e sim uma forma de expor a marca.  O CEO disse que cabe aos hoteleiros oferecer uma experiência online tão incrível fazendo com que na próxima vez o cliente busque direto. Para finalizar Tony perguntou, se Dara acha que a Expedia incomoda mais os hoteleiros que o Airbnb e a resposta foi não. Certamente o Airbnb incomoda mais.

Boas questões para refletir, não é?!

E o dia encerrou com a premiação das empresas mais inovadoras do Travel Innovation Summit. PassportCard levou um dos prêmios. Leia aqui o que falamos sobre eles.


 

13.11.14

Já no último dia, a PhoCusWright Conference deixou aquele gostinho de quero mais. Nada que não seja resolvido em Novembro de 2015 na Florida.

O primeiro peso pesado da manhã foi Mike Rhodin, vice presidente sênior do IBM Watson Group, apresentando as mudanças radicais que veremos nos próximos anos por causa da aplicação da computação cognitiva. Este tipo de tecnologia aproxima a máquina das pessoas e dá muito mais “humanidade” ao conteúdo. Seremos capazes de fazer buscas de viagens ultra personalizadas, em um nível incrivelmente superior ao que existe hoje. O lançamento da tecnologia para viagens ocorrerá em 3 semanas com um site cognitivo sobre Austin. Falando em Austin, lembra do chef Watson no festival SXSW que apresentamos aqui? Leia mais.

Sam Shank, CEO e fundador do HotelTonight, contou a estratégia do seu negócio 100% focada em plataformas móveis, que permite fazer reservas de hotéis para o mesmo dia. Os pontos importantes na construção exitosa do aplicativo foram: boas imagens (enviaram fotógrafos próprios); velocidade do aplicativo; qualidade dos hotéis – passam por uma curadoria da equipe; preços adequados por serem tarifas last minute; equipe de suporte atenciosa e boa relação com os fornecedores (hotéis). Em seguida, aconteceu um painel sobre a força das plataformas móveis com executivos das empresas Qunar.com, Cleartrip e Orbitz juntando-se a Shank. Sem dúvida alguma, veremos a representatividade mobile crescer significativamente nos próximos anos.

A manhã seguiu com mais um exemplo relevante vindo da China. CC Zhuang, CEO da Qunar.com falou sobre o comportamento no mercado chinês e as tendências regionais para o próximo ano e encerrou afirmando que laptops e desktops estão com os dias contados no mundo das viagens.

Está claro que as plataformas móveis serão cada vez mais relevantes, mas analisando dados na nova pesquisa da PhoCusWright sobre o uso de gadgets em viagens, aplicativos ainda são irrelevantes (1%) e a maioria dos usuários está concentrada em apps das companhias aéreas. Em resumo, o aplicativo tem que ser útil para atividades frequentes, caso contrário nunca é usado. Mas atenção, é absolutamente importante investir em sites responsivos ou pensados para esta plataforma já que 89% dos usuários consulta o browser rotineiramente.

O presidente do TripAdvisor, Steve Kaufner, foi entrevistado e disse que apesar da nova possibilidade de confirmar reservas imediatamente no próprio TripAdvisor, ele não classifica o negócio como uma OTA. O foco é a experiência completa do usuário e este passo foi dado naturalmente com o crescimento. As OTAs não estão nada satisfeitas com a mudança, mas Steve diz que eles seguirão com a estratégia porque facilita a vida do cliente. Controlando a reserva, o TripAdvisor poderá oferecer recomendações personalizadas para seus clientes pré e durante a viagem.

O painel sobre disrupção em viagens reuniu executivos das inovadoras RelayRides, Turnkey Vacations, SilverRail Technologies, Vayable and Liftopia. Um aspecto comum a todas as iniciativas é que sendo disruptivo, você irá incomodar alguém, mas deve agradar seu cliente. Cada uma destas empresas está tentando transformar o mundo em um lugar mais legal através dos seus negócios, oferecendo experiências mais humanas, responsáveis e sustentáveis. We like that!

O dia terminou com uma entrevista do rock star da indústria turística, Darren Huston presidente do Priceline Group e da Booking.com (que são donos do Kayak, OpenTable e muito mais). O grupo continuará de olho em empresas grandes que possam agregar valor a toda cadeia do turismo, mas também quer incrementar a participação no turismo interno nos países onde atua. Quando perguntado se ele compraria o Airbnb ou Uber a resposta foi: Uber, porque eles realmente são disruptivos e mudarão a relação com os meios de transporte. Viva o mundo compartilhado!

E no meio da entrevista, soa alarme de incêndio e rola mini pânico. Alarme falso! 😉  See you all next, year!

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Entrevista com Darren Huston, o rock star da indústria turística