Hotel no Canadá reacende a economia de uma província em decadência
Ao contrário de qualquer outro hotel ou pousada na América do Norte, a Fogo Island Inn foi criada com um objetivo social, cultural e econômico em mente. Sua fundadora, Zita Cobb, é um membro da ilha e construiu o hotel para resgatar a resiliência cultural e econômica ao povo local.
Antes que houvesse uma hospedagem próspera, havia uma comunidade insular em crise econômica, um oceano sem seu suprimento de bacalhau e moradores locais tenazes que não tinham o suficiente para viver.
Localizado em Terra Nova e Labrador, a província mais a leste do Canadá, este projeto cheio de alma resultou em uma experiência de viagem única para os hóspedes de todo o mundo.
Usando seus próprios fundos, investimentos privados e subsídios do governo, Zita contratou toda a mão-de-obra local para dar vida à sua visão de uma pousada costeira com uma estrutura singular. Construtores de barcos tornaram-se designers de móveis, conhecendo intimamente as curvas de zimbro e abetos. Ex-pescadores se tornaram guias especializados para visitantes da ilha.
Cada uma das sete temporadas da ilha oferece experiência distintas e exclusivo para os visitantes, desde a temporada de colheita de frutos silvestres no início do outono até a temporada de icebergs de meados de maio a junho. Um dos quatro cantos da terra, a ilha do Fogo é mágica, remota e cativante.
Fogo Island Inn incorpora design contemporâneo e amenidades com tradição profundamente enraizada. A pousada foi construída do tamanho de um navio, as cadeiras têm a mesma forma estrutural dos antigos barcos usados pelos pescadores durante séculos. As colchas costuradas à mão adornam cada cama da pousada e foram elaboradas usando uma variedade de tecidos antigos, cada um contando sua própria história. O objetivo de encontrar novas formas com coisas antigas foi alcançado por todas as partes envolvidas, usando abordagens e materiais tradicionais em tudo.
Hoje, a pousada é composta principalmente pelos habitantes da ilha e todos os rendimentos da pousada voltam para a comunidade onde tudo começou. Não há ganho privado. Com isso, foi possível impulsionar a economia da ilha e fortalecer sua cultura.
Para certificar cada uma de suas ações, em todo o hotel há “rótulos de nutrição econômica”, que revelam onde vai o dinheiro gasto em um produto ou serviço. Semelhante a um rótulo nutricional para alimentos, o objetivo é a transparência, explicando cada um dos investimentos realizados pela gestão.
A maior mensagem de Zita para o mundo é que o que pode acontecer em uma pequena ilha pode acontecer em todo o mundo.