Finlândia realiza teste de passaporte digital
Com o objetivo de transformar a documentação tradicional de papel em formatos digitais e tornar as viagens internacionais mais fluidas e ecológicas, a Finlândia anunciou um teste de passaportes digitais.
Desde o final de agosto de 2023, a Guarda de Fronteiras Finlandesa tem convidado passageiros dos voos da Finnair, de e para Londres, Manchester e Edimburgo a testar um novo documento de viagem digital no aeroporto de Helsinque, o que significa que: não terão de enfrentar filas no controle de fronteira.
Para participar do teste, os passageiros precisam se registrar como usuários voluntários de Credenciais Digitais de Viagem (DTC) e utilizar o documento digital no controle de fronteira ao sair e/ou chegar à Finlândia.
A princípio, o teste irá acontecer até o final de Fevereiro de 2024 e os idealizadores afirmam que o documento digital é igualmente confiável a um passaporte físico e permite “travessias de fronteira suaves e rápidas, sem comprometer a segurança”.
Embora vários países tenham flertado com a ideia dos passaportes digitais, a Finlândia deu um passo em frente ao iniciar testes na prática. A iniciativa pode indicar uma mudança em direção a um futuro tecnologicamente mais avançado para as viagens.
Para os viajantes, isto também pode significar uma experiência de viagem mais personalizada, uma vez que os dados digitais podem – em teoria – oferecer sugestões de viagem personalizadas ou verificações de segurança. No entanto, permanecem preocupações em torno da privacidade dos dados, ameaças cibernéticas e falhas tecnológicas.
À medida que o piloto avança, estas questões provavelmente ganharão maior atenção e precisarão ser abordadas para obter aceitação global. E você, o que acha desta iniciativa?