British Airways testa tecnologia para viagens sem passaporte
A British Airways anunciou que iniciará testes no Reino Unido com a tecnologia biométrica, que permitirá que passageiros usem o rosto ao invés do passaporte para embarcar.
Os clientes que se inscreverem para participar do teste da companhia aérea no Terminal 5 de Heathrow, em Londres, serão convidados a digitalizar seu rosto, passaporte e cartão de embarque em seu smartphone ou tablet antes da viagem, com essas informações sendo mantidas seguras e protegidas.
O projeto-piloto foi concebido para avaliar a eficácia de permitir que os clientes se desloquem pelo aeroporto de forma “inteligente” sem a necessidade de apresentar o passaporte em voos internacionais.
Quando os participantes do teste chegarem ao aeroporto, as câmeras Smart Bio-Pod irão verificar sua identidade em menos de três segundos, permitindo que eles mantenham seus passaportes no bolso até chegarem ao destino.
O teste terá duração de seis meses em voos da British Airways para Málaga, na Espanha. Os clientes que optarem em realizar o teste serão convidados a usar a faixa de segurança Fast-Track e terão embarque prioritário gratuito. Se o teste for bem-sucedido, espera-se que seja estendido a mais voos internacionais.
A companhia aérea espera que cartões de embarque e passaportes se tornem coisas do passado. Um dos idealizadores do projeto afirma que na nova era das viagens, precisaremos de simplicidade, não de complexidade.