Coletes táteis tem como objetivo promover a inclusão em shows e eventos
A startup norte-americana Not Impossible Labs está desenvolvendo uma tecnologia inovadora para espectadores com deficiência auditiva, com o objetivo promover a inclusão em shows e eventos de música ao vivo.
Na prática, o colete vibratório não faz com que as pessoas escutem, de fato, mas possibilita “sentir” a música. Junto de faixas nos pulsos ou nos tornozelos, os acessórios táteis são programados para converter os elementos musicais em vibrações correspondentes.
O objetivo da iniciativa é oferecer uma experiência corporal completa e única para cada pessoa, com o propósito de criar sensações que reproduzem os sentimentos que a música pode evocar.
O “Vibrotextile”, como foi batizado, já foi utilizado por espectadores em shows de Greta Van Fleet e Lady Gaga, bem como em concertos da Orquestra Filarmônica de Los Angeles e também da Orquestra Sinfônica Brasileira.
A startup norte-americana Not Impossible Labs criou o projeto “Music: Not Impossible”, que emprega a tecnologia para tentar diminuir as barreiras sociais, incluindo iniciativas de inclusão e acessibilidade.
Vale citar que os coletes não se limitam a um tipo de música. Os usuários podem ajustar os pontos de vibração para se adaptar ao ambiente do espetáculo, desde o rock até a música clássica — ou mesmo a eletrônica.
Confira mais detalhes sobre esta iniciativa incrível aqui!