As casas na árvore ecológicas do Playa Viva
Inspirado no corpo das arraias Mobula – que nadam pelo mar mexicano – o estúdio de design Nomadic Resorts, especialista na arquitetura de hospedagens incríveis, decidiu desenvolver casas na árvore ecológicas, que foram anexadas ao Resort Playa Viva.
Resultado de uma colaboração com David Leventhal, pioneiro no movimento de viagens regenerativas, as casas na árvore naturalmente ventiladas permitem que o resort acomode até 12 hóspedes adicionais com baixíssimo impacto.
Uma, das seis casas na árvore adaptadas para o Playa Viva, conta com um quarto principal, rede de frente para o mar, enquanto outra casa na árvore, anexa na parte de trás, contém o banheiro no andar de baixo e um segundo quarto/sala no andar de cima com espreguiçadeiras e uma mesa. As estadias custam cerca de US$ 300 por noite.
Os idealizadores afirmam que o design das casas na árvore de bambu oferece uma oportunidade única de desenvolver uma estrutura de ponta em um local incrível, sem comprometer o meio ambiente.
O bambu é um dos materiais de construção renováveis favoritos ao redor do mundo, devido a sua resistência. O bambu Guadua foi usado para a estrutura principal, telhado, persianas de fachada e teto, enquanto o Phyllostachis Aurea foi usado para as paredes e painéis de fachada da estrutura anexa. O piso é feito em madeira de cumaru.
A ideia das casas na árvore é que depois de meses de isolamento e confinamento, os hóspedes possam se conectar com a natureza mais uma vez – ouvir o som das ondas, sentir a brisa balançando nas folhas das palmeiras e sentir o ar fresco, enquanto descansam na rede, olhando para as estrelas.