Tecnologia

A tinta colorida que reflete a luz do sol para manter edifícios frescos


Você está lendo: A tinta colorida que reflete a luz do sol para manter edifícios frescos

Edifícios brancos, icônicos em países ensolarados como Grécia e Marrocos, há muito mostram os benefícios da arquitetura reflexiva. 

Os raios do sol refletem nas superfícies brancas, deixando os interiores mais frescos e à medida que as mudanças climáticas se intensificam, é uma prática que ganhou força global.

O branco, porém, nem sempre é a cor mais prática, adequada ou aquela que mantém o caráter local ou arquitetônico. Pensando nisso, os pesquisadores da Universidade de Stanford desenvolveram uma solução criativa!

Revelada recentemente, a tinta colorida tecnológica é aplicada em duas etapas: primeiro, uma camada reflexiva infravermelha infundida com flocos de alumínio e, em seguida, uma camada ultrafina transparente infravermelha que incorpora nanopartículas em uma ampla gama de cores.

Além de prédios, a tinta também pode ser usada para baixar temperaturas em outros espaços e até mesmo em caminhões frigoríficos. 

Ainda não há novidades sobre o cronograma de disponibilidade comercial, mas os pesquisadores de Stanford solicitaram uma patente nos Estados Unidos. Ou seja, em breve, podemos ter novidades para projetar espaços mais frescos, sustentáveis e… coloridos!