Trens do futuro misturam conceitos de trabalho, casa e transporte
Durante a Dutch Design Week, a empresa nacional de ferrovias holandesa NS apresentou suas perspectivas sobre o futuro. Seu principal projeto envolve a fusão de trabalho, casa e transporte a bordo dos trens do futuro.
Trabalhar meio período ou freelancer, sem um espaço de escritório, sempre viajando entre reuniões com um laptop ou tablet enquanto equilibra a vida familiar e o trabalho, sem lembrar do itinerário das 9 às 18 do passado. Esse estilo de vida está se tornando uma realidade para muitos jovens em cidades do mundo todo e está pedindo novos tipos de espaços que atendam às novas necessidades.
A NS identificou esta nova demanda de passageiros, que já usam seus trens diariamente, e apresentou suas soluções para atender às necessidades de seus clientes à medida que trabalho, trânsito e lazer se misturam. O resultado é um novo interior para trens intermunicipais que conectam as principais cidades da Holanda, permitindo que os passageiros aproveitem ao máximo seu tempo a bordo.
O novo design proposto apresenta opções de assentos que vão desde espaços silenciosos para foco e relaxamento até espaços sociais onde a interação é incentivada. Há mesas dobráveis com pontos de carregamento e longos assentos altos ao longo das janelas. Eles lembram mais um moderno escritório ou café do que um trem.
Usando uma grade modular, o interior pode ser instalado em todos os tipos de vagões e pode ser facilmente alterado. No futuro, pode ser impossível distinguir entre o interior de um trem, uma sala de estar, um lobby de hotel e um café de cidade.
A NS está entrando em uma tendência mais ampla de trânsito multifuncional que visa fornecer uma solução flexível para o interior que se ajusta a todos os ambientes para acomodar diferentes necessidades de viagem. Quer esteja a trabalhar ou a relaxar, a tirar os sapatos e tomar um café, a conversar com os amigos ou a terminar uma apresentação importante, tudo deve ser possível durante uma viagem.