Tecnologia elimina funcionários de lojas de conveniência
Tecnologia facilitadora é usada para garantir o acesso e o pagamento em lojas de conveniência pelo mundo
Inaugurado na província chinesa de Guangdong em fevereiro, a BingoBox é uma loja que não possui atendentes. Concebida em parceria com o aplicativo chinês WeChat (similar ao WhatsApp), os compradores precisam digitalizar o QR Code fornecido pelo sistema para poder entrar na loja. A conta do WeChat identifica o número do telefone e permite que os clientes peguem quaisquer itens que desejarem, colocando os produtos em um scanner para verificação. O pagamento é via WeChat também. Para sair da loja uma nova leitura do QR Code do telefone é feita para liberação.
Outra cidade que recentemente revelou uma loja de conveniência com zero funcionários, foi Viken, na Suécia. A loja 24 horas atende às pessoas que precisam de itens de emergência quando a maioria dos supermercados estão normalmente fechados. Para entrar os compradores apresentam um smartphone com o aplicativo bancário sueco BankID. O aplicativo no telefone também é utilizado para digitalizar os itens. No final de cada mês, os clientes recebem uma fatura da loja e fazem o pagamento da forma que for mais conveniente para cada um.