Tecnologia coloca ônibus de Londres no caminho para zero emissões
Em uma tentativa de transformar toda a sua frota de ônibus em elétrica até 2034, a Transport For London introduziu uma nova maneira de manter os veículos abastecidos em suas rotas diárias.
Atualmente, mais de 850 ônibus com emissão zero estão operando na capital, a maioria dos quais só são carregados em garagens durante a noite. Para tornar o processo mais conveniente para os motoristas em movimento, uma nova tecnologia de carregamento rápido de ônibus sem fio foi introduzida em uma de suas rotas.
O novo sistema usa um pantógrafo, uma estrutura semelhante a um braço, para se fixar ao teto do veículo para fornecer uma carga rápida e de alta potência.
Os ônibus se comunicam com o gadget por meio da tecnologia RFID sem fio e são ligados várias vezes ao dia quando é necessário um impulso.
Cada sessão de carregamento leva apenas 10 minutos e prolonga a distância que o ônibus pode percorrer em seu trajeto, permitindo que mais passageiros sejam atendidos com menos veículos nas ruas.
A partir do próximo ano, a Transport For London expandirá esse sistema para localizar os pantógrafos em cada extremidade de uma rota de ônibus, proporcionando ainda mais facilidade em trajetos mais longos.
Os idealizadores afirmam que a introdução do pantógrafo se baseia no progresso que já fizeram para executar um serviço de ônibus mais limpo e ecológico.
Confira mais detalhes aqui.