Gastronomia

Starbucks anuncia café com energia gerada por batata-doce


Você está lendo: Starbucks anuncia café com energia gerada por batata-doce

A província de Miyazaki, no Japão, é famosa por produzir batata-doce e shochu, uma bebida destilada da colheita.

Com experiência no setor, a Kirishima Shuzo, uma cervejaria que opera na área desde 1916, adotou um método para gerar biogás e eletricidade a partir de dois subprodutos da cerveja: borras de shochu e restos de batata. 

Recentemente, Kirishima Shuzo e Starbucks anunciaram uma parceria para lançar um estabelecimento conjunto que funciona com energia gerada por batata-doce.

Com previsão de ser inaugurado na primavera de 2026, o espaço abrigará uma loja Starbucks com drive-thru, uma loja administrada por Kirishima Shuzo e um jardim botânico para os visitantes. 

Além de funcionar com energia gerada por subprodutos da cervejaria de shochu, o local também usará descarga térmica do processo de destilação para aquecimento no inverno e reaproveitará resíduos alimentares para fertilizantes de café e batata-doce.

Como uma marca global, colaborar com Kirishima Shuzo dá à Starbucks uma âncora autêntica e uma forte associação com a cultura local. Por outro lado, a cervejaria está aproveitando a presença da Starbucks para atingir um público mais amplo.