SINETA! Vila Olímpica e as saias-justas, atentados e candidatura


Você está lendo: SINETA! Vila Olímpica e as saias-justas, atentados e candidatura

Problemas na Vila Olímpica e saia-justa com a Austrália. Explosão e controle de armas na Alemanha. Tiroteio na Flórida. Hillary Clinton foi oficializada como a candidata oficial dos democratas. Ataque a igreja na França.

Não conseguiu acompanhar os acontecimentos da semana pelo mundo? Já não sabe mais o que é atentado ou casos isolados de tiroteio? Preocupado com a infraestrutura dos Jogos Olímpicos? Não sabe qual será o futuro dos EUA?
Essa semana resolvemos fazer um pequeno resumo dos fatos marcantes da semana.

  • A vila construída para abrigar os atletas durante os Jogos Olímpicos do Rio foi aberta esta semana. Há – muitas – queixas sobre fiações expostas, banheiros bloqueados, vazamentos e falta de iluminação. A delegação australiana se recusou a entrar na vila e colocou os atletas temporariamente em um hotel.
  • O COI (Comitê Olímpico Internacional) afirma que os operários estão trabalhando noite e dia para resolver os problemas. Algumas delegações estão fazendo os acertos por conta própria (!!!). A abertura oficial dos Jogos ocorre no dia 5 de agosto.
  • Um refugiado sírio explodiu uma bomba em frente a um festival de música na cidade alemã de Ansbach, na Baviera. O homem de 27 anos, que pediu asilo no país e teve sua solicitação recusada, morreu.12 ficaram feridos, 3 deles em estado grave. Mesmo assim Angela Merkel defendeu a manutenção da atual política de imigração na Alemanha de “portas abertas”. A chanceler alemã afirmou que uma “rejeição da postura humanitária adotada pelo país poderia ter levado a consequências ainda piores”.
  • Duas pessoas morreram e 14 ficaram feridas em tiroteio numa boate de Fort Meyers, Flórida (EUA). Teve rumores de que se tratava de mais um atentado, mas não foi confirmado.
  • Hillary Clinton foi oficializada ontem como a candidata oficial dos democratas à Casa Branca. É a primeira vez, na história dos Estados Unidos, que uma mulher disputará o posto por um grande partido americano. Mas quem roubou a cena da candidatura foi o discurso emocionante da Michelle Obama.
  • Um ataque a uma igreja católica na França reivindicado pelo Estado Islâmico envolveu a degola de um padre e uma forte carga simbólica. Tanto o ato de terrorismo como a reação das autoridades do país europeu colocam a religião em primeiro plano numa guerra que é sobretudo política.

Mesmo assim se sente perdido com tantas notícias? Não se preocupe, você não é o único! Nós também estamos sem saber qual será o futuro da guerra contra o Estado Islâmico, nem como será a corrida presidencial dos EUA e como o Brasil vai se “comportar” durante os próximos dias durante as Olimpíadas.

Só torcer para que ninguém apague a tocha (mais uma vez) do espírito olímpico.