SINETA! Há males que vem para o bem
SINETA TOCOU! Significa que temos algo importante para contar e que pode impactar no seu negócio. Não deixe de ler antes de curtir seu fim de semana.
****
Não é fácil ficar exposto a tudo e a todos nos tempos de hoje. E muitas vezes, a nossa proposta nas redes sociais toma outros rumos. Como se diz, o tiro acaba saindo pela culatra!
E no final das contas, não é que alguns males na vida vem para o bem? Nosso radar captou dois fatos interessantes esta semana, que explicam bem essa máxima.
A primeira situação é de uma companhia de táxis australiana, que lançou uma campanha no Twitter convidando seus clientes a compartilhar suas experiências. A campanha #YourTaxis foi pensada para “atacar” o Uber, que também está incomodando as empresas locais de táxis lá por aquelas bandas. Mas se eles pensavam em receber muitos depoimentos positivos, o número de respostas negativas foi grande. Tá certo que a empresa esperava por um feedback honesto sobre o seu serviço, mas os tweets negativos se superaram.
Pois bem, a mídia social oferece a oportunidade de se envolver diretamente com a comunidade. E quando se pede por um feedback, é isso que se recebe, o bom, o mal e tudo mais. As empresas têm que estar preparadas para isso.
Mas e quando aqueles tweets e comentários maldosos não são requisitados, mas mesmo assim aparecem e fazem parte da sua vida nas redes sociais? São ameaças de morte, demonstrações de preconceito, insultos sobre a aparência que surgem sem serem convidados.
Essa é a realidade de Susan Carland, uma acadêmica australiana, uma mulher muçulmana que, ao invés de ficar calada, se revoltar ou ignorar os comentários nada simpáticos, foi motivada por sua ideia de doar um dólar para a UNICEF para cada tweet de ódio recebido.
Ela sentiu que deveria ativamente gerar o bem no mundo, para cada bala verbal disparada em sua direção. Uma forma bastante inspiradora de lidar e parar com a trolagem no Twitter, não é?
Gente, e o bafão do Airbnb que rolou esta semana e bombou no Facebook? Aquele do apartamento em Berlim que foi revirado enquanto os hóspedes não estavam e objetos de valor foram roubados. O pior é entrar em contato com o Airbnb e depois de duas semeanas receber uma resposta dizendo que “sente muito, mas que não há nada que eles possam fazer”. Acreditamos que as pessoas mereçam respostas melhores. Olha a transparência total e o comprometimento com os serviços prestados!
E viva o dia mundial da GENTILEZA! 😉