SINETA! Competitividade do Brasil em Turismo


Você está lendo: SINETA! Competitividade do Brasil em Turismo

 SINETA TOCOU! Significa que temos algo importante para te contar e que pode impactar no seu negócio. Não deixe de ler antes de curtir seu fim de semana.

Competitividade do Brasil em Viagem e Turismo 

Fique atento às discussões que estão sendo realizadas para aumentar a competitividade do turismo no Brasil. Com a polêmica da Rio +20 é importante acompanhar as pautas em discussão e as decisões que serão tomadas.

>>> Esta semana aconteceu um encontro entre  MTur, Embratur e Ministério da Justiça para debater preços abusivos e direitos do consumidor. Veja aqui.

>>> O Fórum Econômico Mundial divulgou o “Relatório de Competitividade em Viagem e Turismo 2013”. Apresentado em ranking os países são avaliados em recursos, infraestrutura, segurança e outros. A posição geral do Brasil foi 51º lugar entre 140 países. No que diz respeito aos hotéis, o  item “infraestrutura para o turismo”, o Brasil figura em 60º.

Boa notícia é que estamos em 1º quando o assunto é recursos naturais, porém estamos entre os últimos nos itens “competitividade de preços” e “infraestrutura terrestre”. Neste último item, segundo o relatório, os principais fatores que deixaram o Brasil em 126º são os altos impostos e taxas aeroportuárias. A burocracia ao abrir um negócio no país também é citada como entrave para a melhora da competitividade. Otimista, o texto sinaliza que a realização da Copa é o momento para mudar esta situação.

Veja o relatório completo aqui e a colocação do Brasil em todos os itens avaliados nesta matéria da Exame.