Scanners faciais que detectam COVID-19 nos aeroportos de Abu Dhabi
À medida em que a pandemia avançou, novos protocolos tiveram de ser implantados e muitas inovações foram desenvolvidas para facilitar a rotina em ambientes de alta circulação.
De olho na tecnologia, os aeroportos e shoppings de Abu Dhabi decidiram adotar uma um novo instrumento de trabalho que pode transformar os próximos anos: um scanner facial que consegue detectar a COVID-19 em visitantes e passageiros, com o objetivo de impedir a propagação do vírus.
É isso mesmo! Os scanners podem detectar infecções por ondas eletromagnéticas, que mudam quando as partículas de RNA do vírus estão presentes no corpo. Normalmente, um leitor é colocado a cinco metros das pessoas configuradas para serem escaneadas.
Em segundos, o aparelho analisa cada rosto e envia uma mensagem para o smartphone dos responsáveis pelo controle, se a mensagem estiver em uma caixa de texto verde, significa que o teste foi negativo, já se a leitura apresentar a caixa de texto vermelha, indica que o teste foi positivo.
A ferramenta desenvolvida pelo EDE Research Institute de Abu Dhabi deve ser usada junto com outros dispositivos, incluindo scanners térmicos e já foi testada em um ensaio com mais de 20.000 pessoas, onde seus resultados mostraram 93,5% de precisão dos resultados.
Integrantes do Departamento de Saúde de Abu Dhabi afirmam que têm o prazer de adicionar a tecnologia de digitalização EDE feita em Abu Dhabi às medidas de precaução em lugares públicos, pois através delas, estão ajudando a criar áreas mais seguras e manter a saúde pública em ordem.
É importante ressaltar que os scanners EDE serão usados juntamente com outros métodos de teste aprovados, como PCR e DPI e sem dúvidas, foram desenvolvidos em um ótimo momento. Torcemos que esta tecnologia só avance e chegue à níveis ainda mais altos de precisão!