Hospedagem

Airbnb e a troca de chaves


Você está lendo: Airbnb e a troca de chaves

Um castelo, um barco ou a cozinha de alguém. Não importa o local, para se hospedar em um meio alternativo, ainda é necessário pegar as chaves com alguém.

Para alguns anfitriões, é um prazer aguardar por seus hóspedes. Para outros, entregar as chaves é a parte mais incômoda do negócio. Afinal, muitas vezes não se sabe exatamente a hora que vão chegar e é difícil parar tudo que se faz para ficar só na espera.

Já vimos no Disque9 a quantidade de novas empresas e serviços que surgem para atender ao Airbnb e seus “similares”. Dessa vez, nosso radar identificou o “negócio” existente por trás da entrega dessas chaves.

A startup Keydock oferece um serviço relacionado a troca de chaves e facilta a vida dos anfitriões na Europa. Com sede em Berlim, utiliza cafés como parceiros e os transforma em “Keymasters”. Nos Estados Unidos, este tipo de serviço também já existe, com a Keycafe.

chaveskeydock2

Em terras alemãs, os anfitriões deixam a chave no café credenciado, esta recebe um código próprio e é seguramente guardada. Os hóspedes recebem um email com um PIN (que pode ser utilizado uma única vez), que eles utilizam para acessar o tablet no café e receber a sua chave. Depois da entrega, o anfitrião recebe um email informando que a chave já está na mão de seu cliente.

Parceria bacana, que pode gerar um negócio extra para os cafés participantes e uma solução para a entrega das chaves. Mas será que esta “troca” irá durar por muito tempo? Afinal, a tecnologia está aí e portas podem ser abertas seguramente com o uso de smartphones e outras coisitas mais. 😉