Projeto do bem transforma lixo em alimento
GoodTruck prepara refeições com alimentos descartados e distribui para pessoas em situação de fome
A alimentação consciente é uma crescente e tem ganhado espaço como uma forte tendência gastronômica mundial. Movimentos de conscientização do uso de recursos com o objetivo de desperdício zero surgem a cada momento nos principais centros consumidores do mundo.
No Brasil já existem projetos interessantes de reaproveitamento de alimentos, pois estima-se que são desperdiçados entre 7,5 e 10 milhões de toneladas de alimentos por ano no país, o equivalente a 24 mil toneladas por dia. Por outro lado, existem cerca de 1,8 milhão de pessoas em situação de fome em todo o território brasileiro.
Pensando em unir estas duas pontas, o projeto Good Truck de Curitiba, criado pela culinarista Gabrielle Mahamud, circula pela cidade recolhendo alimentos em condições de consumo e não preparados para que um grupo de voluntários e colaboradores preparem o alimento em uma cozinha base. As refeições são servidas ao público em necessidade em um caminhão, inspiração para o nome do projeto – que tem a Chef Manu Buffara como madrinha e apoiadora do projeto.
Aqui também já falamos da ONG Banco de Alimentos, que criou a iniciativa Reverse Delivery, ação bem legal que visa arrecadar alimentos utilizando o próprio sistema de entrega dos restaurantes.
Abaixo, vemos Gabi e Manu em ação: