Ponto de Vista – Por uma vida mais plena!
Nos últimos meses, rolou a febre dos livros de colorir para adultos. E como todo “meme”, explodiu! O mercado está cheio de opções e a onda está passando. O importante, no entanto, é ficarmos com a lição mais relevante que era o objetivo dos tais livros: MINDFULNESS.
A palavra em inglês é muito boa e não tem uma tradução tão significativa para o nosso idioma. Basicamente, é estar atento e com a mente presente. Na correria que vivemos, estamos sempre a um passo adiante, pensando no próximo compromisso, na reunião da semana que vem, no projeto que ainda irá começar, no final de semana e nas próximas férias. Esta antecipação gera ansiedade, angústia e até culpa. Deixamos de viver o momento e passamos a viver algo que ainda não chegou.
Mas o que esta conversa de autoajuda tem a ver com a nossa coluna? Tudo! Que tal investirmos em um turismo mais presente, mais mindful? Que tal estarmos mais atentos e estimularmos nossos clientes a adotarem também esta prática?
Estive recentemente no Deserto do Atacama e o lugar é incrível. O que mais me impressionou foi o silêncio absoluto. Paisagens únicas, cenários exuberantes e muitos turistas tirando selfies, fazendo poses, postando freneticamente nas redes sociais. Uma viagem que poderia ser totalmente marcante e com um impacto até reflexivo é prejudicada pelo excesso, pelo overposting. Com a tendência de celebridades instantâneas, parece que a vida legal é o que acontece nas redes sociais. É hora de dar um basta! Ou pelo menos uma pausa e aproveitar o que é real.
Curta o lugar, observe a paisagem, estimule seus sentidos, guarde a imagem na memória (e em 1 ou 2 fotos…) e deixe o pau de selfie pra lá! Faça o mesmo por seus clientes. Ofereça momentos, lugares e atividades de contemplação, mesmo que o seu hotel seja de negócios. Uma mensagem no cardápio para saborear os alimentos de produtores locais, uma playlist relaxante no final do dia, uma máscara para dormir… São os pequenos gestos que valem!
Esta é nossa campanha por uma vida mais plena! Junte-se a nós!
*Esse post foi publicado originalmente no blog Mapeando – PanHotéis