Viagens

Espaços públicos de Paris serão remodelados


Você está lendo: Espaços públicos de Paris serão remodelados

Paris reformará pontos turísticos para ficar mais amigável a pedestres e ciclistas

A Prefeitura de Paris anunciou recentemente seu próximo plano urbano. Trata-se da intervenção de sete lugares icônicos da cidade, localizados em regiões de trânsito intenso de automóveis, com o objetivo de redistribuir o espaço viário existente, dedicando 50% deste a pedestres e ciclistas.

Italie_base3b

Os sete locais da capital francesa que serão remodelados são as praças da Bastilha, Gambetta, Itália, Nação e Panteão, além da estação Place des Fêtes e o entorno da Igreja de Madeleine.

Em 2013, a Place de la République foi reformada e hoje é um ambiente superagradável, com sombras e espaços verdes para as pessoas. A transformação foi tão bem aceita por turistas e, principalmente, pelos parisienses, que a prefeitura decidiu continuar as reformas.

Na famosa Bastilha de Paris, o quadrado será reconectado, por meio de um meio-fio, criando espaços verdes e confortáveis para admirar o ponto turístico. Na Place de la Madeleine, além de espaços verdes para pedestres, terá um mercadinho. Já no Place de la Nation, que já é um espaço público e ocupado, a prefeitura colocará uma ferramenta de inteligência urbana que equipará a praça com câmeras para saber quantas pessoas, em média, visitam o local.

A ferramenta será importante para fazer testes de ocupação urbana. Por exemplo, o que acontece se os carros forem proibidos nas intermediações? Ou se forem colocados mais bancos e ciclovias nas praças? As obras começarão a acontecer em 2017 e, segundo a empresa responsável, evitarão gastos públicos com obras desnecessárias.

paris_reforma_3 paris-reforma-2_disque9