Os principais destaques do Tendências 360!
A segunda edição online do Tendências 360 chegou ao fim trazendo um conjunto de insights importantes para o futuro do entretenimento, gastronomia e turismo. Ficamos muito felizes em fazer a curadoria deste conteúdo compartilhado por tantos especialistas brilhantes e com a participação de vocês, nossa comunidade de observadores curiosos e trendsetters.
Para quem está inscrito, o conteúdo fica disponível até 29 de agosto para ser visto e revisto na área logada no site ou via Sympla. E ainda dá tempo de participar para quem não se inscreveu, pois as vendas permanecem abertas até esta data, com acesso completo ao conteúdo e renda revertida para as ONGs Garupa, Gastromotiva e Playing for Change.
Os painelistas trataram de diversos temas relevantes, muitas vezes com visões diferentes entre si o que enriqueceu o debate, pois como comentou a Carol Soares, co-fundadora do OCLB, temos que substituir o OU pelo E. Em outras palavras, quando se trata de transformações do comportamento e tendências, há diversos caminhos possíveis, inclusive aqueles contraditórios que coexistem e sua aplicação e validação depende das características de cada negócio, do estágio de maturidade em que se encontram e do perfil de clientes.
O importante é ter a menta aberta e um olhar curioso. Bill Aulet, professor do MIT e autor do best seller Empreendedorismo Disciplinado, destacou que devemos adotar, como sociedade, um espírito empreendedor e anti-frágil e isso não se limita aos donos de empresas. O modelo mental do empreendedorismo, de criar, buscar conhecimento, testar, aprender com os erros, reagir rapidamente e enxergar oportunidades na adversidade pode ser adotado por indivíduos, membros de time, instituições e pela própria comunidade.
Um tema central que permeou o evento foi a importância e maior consciência sobre a necessidade de uma atitude mais responsável com o planeta e os impactos que produtos, negócios e serviços geram. A curiosidade sobre o que se consome, com mais acesso à informação sobre a cadeia produtiva se tornará cada vez mais presente e a responsabilidade será cobrada por consumidores e necessária para as empresas, inclusive tornando-se financeiramente atrativa para negócios. Isso vale para todos os setores, desde destinos mais focados em um turismo regenerativo até proprietários de restaurantes que valorizam ingredientes e produtos locais.
Criação de comunidade e personalização da jornada também foram assuntos recorrentes em diversos momentos da programação. Consumidores estão mais atentos ao propósito e valores das empresas, principalmente em questões como inclusão e diversidade. Com isso, optam por marcas aderentes aos seus valores, criando vínculos e comunidades. Também querem acesso à jornadas customizadas e isso acontece através do uso inteligente de dados. Há uma busca por alternativas mais humanas e responsáveis, que também devem ser personalizadas para cada indivíduo.
Alguns mitos serão derrubados nos próximos anos, especialmente relacionados ao trabalho remoto e as transformações no ambiente organizacional, aos desejos dos consumidores em relação aos hábitos alimentares e suas escolhas de viagens. O universo de games e e-sports também deve derrubar estereótipos consolidados, mostrando-se uma oportunidade para marcas que querem conversar com um público jovem, diverso e em pleno crescimento.
Sobre a retomada no pós-vacina, ainda temos um longo caminho pela frente. Já há luz no fim do túnel e os sinais positivos de certa normalidade começam a aparecer, como por exemplo, ingressos esgotados para diversos festivais de música, como mencionado pelo Luis Justo, CEO do Rock In Rio e pela Marta Pallares, do Primavera Sound. Porém ainda há insegurança em relação ao estado da pandemia, questões econômicas e o próprio gap entre o fim da pandemia e a possibilidade de normalização completa, especialmente para o setor de entretenimento. Temos consumidores ávidos por celebrar, se reunir e desfrutar, mas também temos aqueles cautelosos, aguardando os próximos desdobramentos. A Dra. Mellanie Fontes-Dutra, biomédica e pesquisadora de diversos grupos de análise da Covid-19, destaca que ainda temos que manter as medidas preventivas como uso de máscara e distanciamento e que uma flexibilização só é possível, após a vacinação em massa com segunda dose.
Para resumir em apenas uma tendência, criamos a HUMANITUDO: indivíduos, produtos, serviços, negócios, empresas, comunidades e uma sociedade baseada nas necessidades e desejos humanos, com plena consciência, respeito, liberdade e responsabilidade.
Preparados para estes futuros? Em breve, disponibilizaremos o relatório completo de tendências para aqueles que optaram pelo ingresso figital, mas disponibilizaremos alguns spoilers por aqui e pelas redes sociais do Tendências 360. Acompanhem!
E mais uma vez, queremos agradecer aos nossos patrocinadores por tornarem este evento possível. São eles: Brocker Turismo, Elo, Pmweb e Sebrae.
Nos vemos no futuro!