O que você precisa saber sobre o Daniel do Outback
Na última sexta-feira (22/02) um dos termos mais comentados no Twitter era “Outback”. A empresa apareceu nos Trending Topics por mais de 2 horas. A razão não foi comida vencida e nem alguma promoção imperdível, mas sim uma reclamação em relação ao serviço.
Segundo pesquisa realizada pela Mapie “Millennials e a Hotelaria”, 64% dos Millennials já utilizaram as redes sociais para reclamar de um mau serviço. Muitos casos costumam ser bem sucedidos e mostram o poder das redes sociais, como foi o caso #bradescoliberaohomecare.
Nem sempre isso dá certo. Uma reclamação mal fundamentada pode fazer com que os demais seguidores fiquem ao lado da marca, como aconteceu neste caso.
Vamos à história:
A reclamação que “memetizou” foi deixada na página da empresa no Facebook por um rapaz indignado por não ter sido atendido no Outback de Campinas.
O detalhe é que em sua própria argumentação, o garoto não convenceu. O restaurante fechava às 23h e sua reclamação é que ao chegar às 23h02 não foi atendido.
Um texto de vários parágrafos foi deixado na fanpage e em pouco tempo várias pessoas deixaram depoimentos criticando a postura de Daniel.
As críticas fazem sentido, visto que o próprio Daniel relata ter chegado após o horário de fechamento da casa. Porém, ao ler a história completa, encontramos outro personagem: a hostess sorridente (leia abaixo em destaque).
Navegando pelo site da empresa encontramos alguns de seus valores: hospitalidade, qualidade e ponderação.
A descrição dada por Daniel em relação à colaboradora não transmite nenhum destes valores, que independente de 22h59 ou 23h02 deveriam ser seguidos em qualquer contato com o cliente.
Não sabemos qual foi o posicionamento da empresa, mas independente de quem estiver com a razão, comunicar-se com o “reclamão” e gerir a situação baseado nos valores da empresa é só o mínimo. Fica a dica, pois são raras as situações em que a multidão fica ao lado da marca.
PS: Fica a dica também para você que reclama e não quer virar o próximo hit da internet 😉
Créditos das imagens para a página Daniel do Outback, onde você pode conferir a repercussão do caso.