Estacionamento de bicicletas na Holanda é o maior do mundo
Andar de bicicleta é uma tradição da Holanda. Existem 1,3 bicicletas a mais do que o número de pessoas no país e um quarto dos holandeses utilizam o veículo para ir ao trabalho diariamente.
E esse número não para de crescer, especialmente em cidades como Utrecht, onde as viagens de até 8 quilômetros aumentaram mais de 40% nos últimos cinco anos. O país já possui algumas das melhores infraestruturas de ciclismo do mundo, mas o desafio ainda é grande para poder acompanhar o desenvolvimento.
No momento, a Estação Ferroviária Central de Utrecht está passando por um amplo projeto de transformação, focado em tornar o centro de transportes mais acessível e sustentável.
A nova – e enorme – instalação subterrânea de 56 mil metros quadrados será acessada por uma série de rampas identificadas por cores, para orientar a navegação. O projeto prevê 6.000 espaços disponíveis e pode expandir para 12.500 até 2018.
A garagem para bicicletas abre até o final deste ano, tornando-se a maior do mundo. Não cobra pelo espaço nas primeiras 24 horas e também será abastecida com bicicletas compartilháveis.