Artesanato local estimula veia artística dentro de favela
Mumbai, com seus mais de 12 milhões de habitantes, é uma das maiores metrópoles do mundo e conta com muitas favelas. Em Dharavi, a principal delas e uma das maiores do país, onde vivem cerca de 1 milhão de pessoas, há hospitais, escolas, academias, templos… Mas nenhum museu.
Esta foi uma das inspirações de um grupo de artistas para criar o Design Museum Dharavi, que abriu as portas em fevereiro. Trata-se de um museu sobre e para a favela.
Dharavi, ganhou fama mundial por ser o local onde foi filmado o “Quem Quer Ser um Milionário?” (2008).
Com o museu, a ideia dos artistas e dos seus parceiros é valorizar manifestações criativas e estimular a veia artística da favela – também firmar parcerias com outras instituições culturais de Mumbai, que serão convidadas a expor no local e participar de atividades e oficinas.
Cerâmica, tecidos, peças recicladas e mesmo itens como pipas e tacos de críquete, devem fazer parte do acervo, que sempre será renovado.
O local do museu varia, pois ele é montado em um trailer e estacionado em diferentes pontos da favela, no formato pop- up.
Com a população global crescendo sem parar, locais informais terão um papel central na expansão das megacidades. Os artistas acreditam que o design também terá um papel central na colaboração e inovação sociais.