Tecnologia

Lyft redesenha espaço urbano em Los Angeles


Você está lendo: Lyft redesenha espaço urbano em Los Angeles

Veículos autônomos e carros compartilhados devem mudar as características das vias mais agitadas do mundo

Imagine 10 pistas de engarrafamento. Agora imagine substituí-las por amplas calçadas, bancos públicos, jardins cheios de flores com um gramado exuberante e árvores que oferecem sombra, ciclovias, vias exclusivas de ônibus que viajam sem trânsito, uma pista onde os veículos de viagem compartilhada estão disponíveis e outra pista onde veículos autônomos para carona se movem com fluxo contínuo.

Esta é a rua do futuro, como previsto pela Lyft. A empresa vem anunciando um programa de parceria com testes de veículos autônomos com a Drive.ai e é significativo como esse tipo de transporte poderia transformar o desenho das cidades.

O conceito, que foi criado pelo estúdio de arquitetura Perkins + Will  em conjunto com os consultores de mobilidade urbana Nelson\Nygaard, é um redesenho da Wilshire Boulevard, uma das vias mais movimentadas de Los Angeles.

A procura pelo compartilhamento de veículos de passeio deve crescer a cada ano e os veículos autônomos são uma necessidade iminente. Mas como a infraestrutura envelhecida dos centros mais agitados do mundo podem se adaptar a essas mudanças?

As empresas de compartilhamento de viagens estão ansiosas para se apresentarem como solução para os problemas de transporte. Com este conceito, a Lyft demonstra que está pensando nas questões que cercam este crescimento, que resultam em menos carros na estrada enquanto servem mais pessoas.

Veículos autônomos já são uma realidade, mas para que atinjam seu potencial, incluindo menos congestionamento, menos tráfego e viagens mais eficientes, toda a infraestrutura terá que mudar.

No modelo Lyft, eles procuraram maneiras de aumentar o número total de pessoas que uma rua poderia servir. O Wilshire Boulevard e as suas 10 faixas de tráfego têm uma capacidade de cerca de 29.600 pessoas – a abordagem multifunção que a Lyft prevê serve até 77.000.

A Lyft se vê como colaboradora das cidades, promovendo sustentabilidade para a mobilidade urbana e usando a tecnologia a favor das pessoas.