KLM recebe uma mãozinha extra da robótica
KLM começa testes com “Spencer”, o robô que guiará passageiros.
Perdido e desorientado em um grande e movimentado aeroporto? Que tal ser guiado por um robô autônomo até o seu portão de embarque? Essa é a ideia da KLM com o “Spencer”!
Todos os dias passageiros perdem seus voos de conexão por variadas razões, incluindo atrasos, tempos reduzidos de conexão, desorientação no aeroporto e dificuldades com o idioma. Após dois anos de construção e programação, a KLM iniciou os testes com o “Spencer” no aeroporto Schiphol na última semana. A companhia aérea pretende utilizar o robô para ajudar passageiros em conexão a encontrar o caminho de um gate a outro, da forma mais rápida e eficiente possível no movimentado aeroporto de Amsterdam.
Para esta inovação, a KLM se uniu à SME Bluebotics, a diversas universidades (incluindo Freiburg, Munich, Twente e Orebo), à Hogeschool Aachen, ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e à Amsterdam Airport Schiphol. O projeto, apoiado pela Comissão Europeia, vai muito além das capacidades da atual geração de robôs. No final, Spencer deverá ter a habilidade de reconhecer grupos, levar em conta o comportamento das pessoas e reconhecer emoções. Além disso, Spencer também responderá proativamente a situações inesperadas.
É a robótica invadindo e impactando o transporte aéreo. E na KLM, o principal propósito do robô é de oferecer auxílios cada vez melhores aos funcionários e clientes, usando tecnologias inovadoras!