Uma etiqueta e … ciclistas têm prioridade no trânsito
Na Dinamarca, etiqueta eletrônica dá prioridade aos ciclistas no trânsito!
Na maioria das cidades, as ciclovias ainda são uma raridade. E quando existem, motoristas e ciclistas têm bastante dificuldade para compartilhar as ruas em harmonia. Não é a toa que estamos vendo dispositivos sonares que mantêm os carros a uma distância segura e aplicativos que permitem a comunicação entre as duas partes.
Agora, um projeto piloto na Dinamarca permite que os ciclistas tenham prioridade por onde trafegam. Como? Através de uma etiqueta eletrônica!
É um esquema de identificação via radiofrequência montado em bicicletas. As tags instaladas nas bicicletas alertam o próximo conjunto de semáforos para mudar em favor dos ciclistas, permitindo que passem com segurança nos cruzamentos. Os leitores de etiquetas estão posicionados na calçada e o custo é bem baixo se comparado aos muitos sistemas de fluxo de tráfego, que usam sensores magnéticos embutidos em estradas.
Ciclistas passam a ter prioridade e podem pedalar com mais segurança! Ótima sacada para incentivar o ciclismo ao redor da cidade e ajudar a desenvolver a infraestrutura mais eficiente para o transporte.
Atualmente, 200 ciclistas voluntários na cidade de Aarthus fazem os testes iniciais e se tudo correr bem, o projeto será expandido. Bora pedalar sem medo? Mas por aqui, os motoristas ainda têm que aprender a parar em sinal vernelho! 😉