Intervenção criada para revitalizar espaços no centro de Preston
O People’s Canopy engaja os cidadãos tanto no processo de compartilhamento como um local de encontro.
O objetivo do People’s Canopy é incentivar novas conexões, além das visuais, entre a universidade e o centro da cidade. Com uma estrutura vermelha de mais de dois metros de altura, que é expansível com rodas de bicicleta, os toldos se abrem como um acordeão e quando colocado atrás do outro, eles se estendem em todo o comprimento da rua. O projeto refere-se aos toldos típicos que são usados no sul da China por pequenas empresas, como restaurantes e cafés, que usam para expandir seu espaço em estacionamentos e bares nas calçadas.
Os toldos são “pedalados” voluntariamente pelos pedestres e estudantes da universidade nas ruas da cidade de Preston. A ação conecta moradores, pois para ela surgir precisa de mais de uma pessoa e também os espaços criados viram lugares de conveniência, onde as pessoas podem se encontrar para conversar.
O projeto já “hospedou” alguns eventos importantes da cidade, como o Preston Pride, Lancanshire Festival, e outros tipos de feiras, performances, exposições de arte e workshops.
O People’s Canopy engaja efetivamente os cidadãos, tanto no processo de compartilhamento, bem como o uso dos toldos como um local de encontro. Além do uso da bicicleta na ruas, este projeto de arquitetura móvel se torna visível ao longo de todo do percurso que faz, chegando a um público amplo. Quanto mais as pessoas, o mais divertido!