Hotéis da Irlanda reduzem o tamanho das porções das refeições
O objetivo é evitar o desperdício de alimentos no setor de hospitalidade
Desde que a ONU declarou que 2017 é o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, muitas ações de responsabilidade econômica, social e ambiental vem aumentando a consciência sobre um setor.
Na Irlanda, um movimento crescente para dar aos clientes a escolha do tamanho das porções ou oferecer embalagens para armazenar as sobras das refeições vem sendo considerado como alternativas para a conscientização no assunto. Além disso, uma série de medidas tem sido implantadas para ajudar a reduzir a quantidade de resíduos de alimentos que ocorre principalmente dentro das cozinhas, como aproveitar tudo nos alimentos, como cascas, caules e folhas e consumir os produtos considerados ‘feios’.
O grande desafio no momento é equilibrar a necessidade de proporcionar escolha, qualidade e variedade nos cardápios enquanto minimiza os resíduos. Mas no geral, todo mundo ganha! Os resultados ambientais são positivos, os benefícios econômicos para os hoteleiros também e o cliente fica satisfeito por poder escolher o tamanho do seu prato.
A Irlanda vem trabalhando em muitas áreas da sociedade para diminuir os desperdícios e a ONG Stop Food Waste está presente entre as principais ações desde 2009.
Aqui, já falamos de muitas outras ações pelo mundo que seguem o mesmo objetivo, como a iniciativa Reverse Delivery – que busca alimentos para doação na sua casa e entrega a quem tem fome – até a utilização de produtos vencidos, no inglês Pay-As-You-Feel Cafe.