Fritura do bem
Restaurante em Londres vende frango frito para promover alimentação saudável
O que não falta em Tottenham, área no norte de Londres conhecida por ser uma região mais pobre, são opções de restaurantes que ofereçam junky food – em especial, de frangos fritos. Mas o recém aberto Chicken Town está usando a fritura como uma ferramenta para incentivar uma alimentação saudável. Sim, isso mesmo!
Pode parecer uma contradição oferecer frango frito como um alimento saudável, mas essa não é a intenção do restaurante Chicken Town. Em vez disso, o frango do menu não é considerado tão ruim quanto parece, eles oferecem uma opção mais leve de frango, que é assado e depois vai para frigideira durante 30 segundos, ao invés de ser frito por 15 minutos, como é feitos em outros lugares. Vários testes nutricionais foram feitos e todos têm demonstrado que o frango da Chicken Town contém menos gordura e sal do que o dos concorrentes locais.
Quanto à escolha de abrir um restaurante de frango, do que, digamos, uma casa de sucos, o fundador Ben Rymer disse em entrevista ao NPR The Salt: ‘Você realmente não pode dizer para as pessoas o que elas devem fazer. Você apenas tem que dar escolhas.’
Na verdade, a refeição para crianças, Junior Special, custa apenas £2 (R$12), e oferece dois pedaços de frango com dois acompanhamentos, salada e fatias de batata doce cozidas, que são mais leves do que acompanhamentos típicos, como batatas fritas e molhos artificiais. Além disso, os pratos variam dependendo da estação e da sazonalidade dos produtos, então não dá nem para enjoar.
Atualmente, Chicken Town não tem fins lucrativos e recebeu um financiamento do conselho local do bairro de Tottenham por causa de seu foco em reduzir a obesidade infantil na área. Por mais iniciativas assim. 🙂