Viagens

Burning Man, comemorando a liberdade


Você está lendo: Burning Man, comemorando a liberdade

Burning Man é um evento (nunca chame-o de festival!) que acontece desde 1986. Os organizadores o explicam como uma cidade temporária (Black Rock City) onde há liberdade de expressão, arte e outras manifestações livres de julgamento. A edição deste ano iniciou na segunda (26) e vai até 2 de setembro no deserto de Nevada.

O Burning Man é um lugar de experiências e que literalmente “pega fogo”. No primeiro evento (que nem tinha esta intenção) os criadores do Burning Man fizeram uma estátua de madeira de um homem de 2 metros, botaram fogo e afirmaram ser uma iniciativa de auto-expressão. Com o passar dos anos a prática foi se repetindo e atraindo mais interessados na manifestação.

Hoje o evento incentiva práticas sustentáveis, como a não utilização de automóveis e a valorização de meios de transporte alternativos. Ainda em dúvida sobre o que acontece por lá? Os organizadores disseram que só entende quem vai! Mas algumas das atividades mais comuns são expressões de arte, montagem de carros alegóricos musicais, topless, meditação e passeios de bicicleta. Veja uma galeria de fotos aqui.

Todos são livres desde que atuem de acordo com 10 princípios: inclusão, troca, desmercantilização, autossuficiência, auto-expressão, comum esforço, responsabilidade cívica, não deixar nenhum vestígio, participação e imediatismo.

Visite o site do evento aqui.

Burning_Man_2011

Burning Man – 2011. Foto de Victor Grigas

Burning_Man-3

Participantes do Burning Man