Gestão

ENTREVISTA – Alexandre Gehlen: à frente de uma rede de hotéis inteligentes


Você está lendo: ENTREVISTA – Alexandre Gehlen: à frente de uma rede de hotéis inteligentes

Desde 1999 a Intercity vem conquistando o Brasil e a partir de maio estará presente em todas as regiões com uma nova unidade em Manaus. A empresa que hoje tem patrimônio estimado de 700 milhões tem por trás o empreendedor Alexandre Gehlen, diretor-geral da Intercity.

Tudo isso você já sabe, então o Disque 9 encontrou o empresário em São Paulo, meio ao Fórum Panrotas, que nos recebeu da forma sempre acolhedora, receptiva e cativante, para conhecer mais sobre a história e anseios deste hoteleiro.

HISTÓRIA E INSPIRAÇÃO

Desde cedo Alexandre esteve inserido no mundo da hotelaria: seus avós administravam o Bavária Sport Hotel em Gramado quando ele ainda era guri. O empreendimento costumava ser seu destino de férias escolares e ele conta que aos 12 anos já auxiliava nas atividades do restaurante e da recepção. Apesar de já conhecer o negócio, a hotelaria nem sempre esteve em seu objetivo profissional  – jogador de vôlei e técnico químico foram algumas das tentativas do executivo antes da hotelaria. Durante a carreira “química” ele percebeu que não era aquilo que queria para uma vida inteira e foi na hotelaria que encontrou a satisfação e alegria de fazer o que se gosta. Que bom!

Bavária Sport Hotel em Gramado

As experiências dos dias em Gramado deixaram heranças para a gestão que Gehlen executa hoje. Ele  menciona sua Vó Frida como inspiração para muitos feitos e comenta que cresceu vendo-a trabalhar muito e lhe dizendo: “não importa o que tu faça, faz bem feito que alguém vai valorizar”. Belíssimo ensinamento! Além de uma administração pautada em integridade e qualidade, outra forma de materializar essa inspiração foi o “Pão da Vó Frida”, receita de sucesso, que hoje pode ser encontrado nos hotéis da rede – verdadeira delícia!

APRENDENDO COM O ERRO

Hoteleiro que é hoteleiro tem história para contar! E Alexandre nos contou uma dessas  histórias, com a qual aprendeu uma lição. Aos 20 e poucos, ao desistir da química e optar pela hotelaria, Gehlen trabalhou como estagiário na Áustria na função de garçom. Eram muitas horas por dia e tudo que ele tinha em mente era de que estava sendo explorado, sem nenhuma recompensa! Em um final de semana estava trabalhando e servindo à mesa  de uma das proprietárias do hotel que recebia algumas amigas. Acidentalmente, ele derrubou uma taça de espumante geladíssima nas costas de uma delas. Imagine a situação. Ele esperou por uma bronca, demissão ou coisa parecida, mas nada disso aconteceu – a chefe foi super compreensiva com a situação e isso fez com que Alexandre refletisse que ainda tinha muito para aprender e nas palavras dele, “ele não era aquilo tudo”.  Humildade também é uma virtude observada neste hoteleiro.

FICA A DICA PARA OS MILLENNIALS 

“Paciência e foco” é a recomendação de Alexandre para os millennials que estão ingressando ou já atuam na hotelaria. O hoteleiro aconselha que não se deve ter ansiedade e fazer bem feito, com amor e dedicação, pois desta forma virão os resultados – “tudo tem seu tempo”.

INVESTIMENTO

Hoje as start ups de tecnologia vivem seu melhor momento. Perguntamos ao Alexandre qual solução inteligente e tecnológica para a hotelaria faria ele investir em uma dessas iniciativas. Alexandre comentou que o que poderia despertar seu interesse seria uma plataforma de CRM que trabalhasse fortemente com informações para fidelizar e conhecer melhor o cliente.

Durante a conversa, identificamos que o  momento mais chato para ele durante uma hospedagem, é o check out e toda sua burocracia.  Precisamos mesmo rever este processo para torná-lo mais prático e atual, não é mesmo?

SEGREDO DO SUCESSO

Alexandre mostrou que construiu sua carreira baseada em valores familiares, erros, acertos e muita ousadia, mas quando pedimos para que ele definisse  em uma palavra o segredo para todas as conquistas, ele foi  rápido ao dizer: “dedicação!” e completou :

Muito mais transpiração do que inspiração. A inspiração vale por 5 minutos, o restante é o suor do trabalho.

Agradecemos ao Alexandre e à InterCity pelo tempo disponibilizado ao Disque 9 e esperamos conversas tão bacanas como esta em um futuro próximo.

alexandregehlen

Alexandre, obrigada por atender ao Disque 9!