ACHEI! Hospedagem no Caminho de Santiago por Giulia Quirino
Quem achou: Giulia Quirino é brasiliense, economista, peregrina e aventureira. Trabalhou com Hotelaria e Shoppings Centers. Em 2013 resolveu dar uma parada e tirou um ano sabático. Percorreu mais de 900 Km do Caminho Francês rumo a Santiago de Compostela, estudou e viajou muito! Atualmente mora no Rio e está trabalhando com entretenimento. Desenvolve, implanta, opera e administra áreas de visitação em Unidades de Conservação, Parques Naturais, Aquários e Zoológicos promovendo a preservação e educação ambiental.
***
Tudo que precisamos no Caminho de Santiago é de uma mochila, um par de botas e o peito aberto. Seja qual for o motivo desta aventura, o que nos une é o desejo de redefinir a maneira como vivemos, redescobrir nossa conexão com o mundo e nos conhecermos ainda mais.
Caminhando imergimos numa vida simples, tão simples que dormimos por várias noites em albergues com o mínimo de conforto. Aprendemos a viver com o essencial. Mas algumas vezes, pelo menos no meu caso, uma boa hospedagem também era essencial. E foi buscando algo ainda mais único que encontrei lugares diferentes para me hospedar fora do circuito tradicional dos peregrinos e me surpreendi. Busque sua rota alternativa e bom caminho!
HOTEL RONCESVALLES (Roncesvalles – Orreaga – Navarra)
Vindo da França cruzei os Pirineus, um dos lugares mais incríveis do Caminho, e cheguei numa vila super pequena e charmosa chamada Roncesvalles. O grande atrativo é o conjunto histórico que inclui o monastério e a igreja. Inteiramente restaurado, o antigo monastério hoje é o Hotel Roncesvalles. O hotel é maravilhoso e o serviço impecável. O quarto é aconchegante, a cama muito confortável e o som ambiente de primeira qualidade.
CASA RURAL EL MOLINO (Vilviestre de Muno – Hornillos Del Camino – Castilla y Leon)
O lugar é lindo! Uma casa de pedra numa fazenda no meio do nada. El Molino é na verdade a casa de um casal muito simpático e gentil. Eles recebem no máximo 10 pessoas por noite. Portanto, vale fazer uma reserva para garantir. Como você se sente muito em casa, e os outros hóspedes também, o entrosamento é inevitável. Os quartos são bem limpos e o chuveiro ótimo. O jantar foi delicioso regado a muito vinho. Tudo que foi servido, com exceção da Morcilla que vinha diretamente de Burgos, era produzido e preparado por eles.
PARADOR DE LEON (Leon – Castilla y Leon)
ESPETACULAR! Seu nome oficial é Hostal San Marcos. Uma belíssima construção do século XVI que abrigou a Ordem Militar de Santiago, a tropa que protegia e dava apoio aos peregrinos – um hotel único. A primeira impressão é impressionante, sua fachada de quase 100 metros é incrível. Dizem que “Não pode haver beleza comparável aos arabescos e adornos da fachada do mosteiro de San Marcos”. O belo hotel é um museu vivo com salões imponentes e quartos espaçosos e elegantes, os jardins são um show a parte. Para fechar a gastronomia e o serviço são excelentes. Foi a única vez que dormi por 3 noites no mesmo lugar durante a caminhada.
PAZO XAN XORDO (Lavacolla – Santiago de Compostela – Galícia)
Pazos eram as típicas propriedades de campo da nobreza da região galega do seculo XV. Geralmente possuem um prédio principal com decoração clássica, capela, moinho, jardins e grandes plantações. A maioria dos pazos da Galícia foi renovada e transformada em uma excelente opção de hospedagem. O Pazo Xan Xordo é o campeão. A propriedade é linda, tranquila e com uma energia incrível. A equipe é muito prestativa e o café da manhã delicioso. Escolha perfeita para última noite antes de chegar a Santiago.