Viagens

ACHEI! Arquitetura em Curitiba por Mariana Smolka – Curitiba Cool


Você está lendo: ACHEI! Arquitetura em Curitiba por Mariana Smolka – Curitiba Cool

Na série “Achei” convidamos um especialista em algum assunto para contar o que achou mundo afora. A cada mês um post com dicas que só um expert poderia fornecer!

***

mariQuem achou: Mariana Smolka é a curitibana criadora do Instagram CuritibaCool, lá ela mostra de forma colaborativa um outro lado da cidade em que vive. Formada em Design Gráfico pela PUC-PR, possui cursos de extensão em Coolhunting e Experience Design na escola Central Saint Martins em Londres, além de estar cursando uma pós graduação em Marketing. Apaixonada por cores, revistas e estampas compartilha suas descobertas no blog pessoal Comely Fields.

***

Confesso que fiquei com um pouco de dúvida ao receber o convite para falar sobre cinco fachadas interessantes em Curitiba. Não sabia se citava o Museu Oscar Niemeyer, Paço da Liberdade, Edifício Garcez, entre outros prédios marcantes. Pensei comigo “não são muito óbvios?” e lembrei que a proposta do CuritibaCool é a mesma que a do Disque9 – mostrar lugares que fazem parte do cenário da cidade e que muitas vezes passam batidos, mas representam uma época ou estilo que está presente nas ruas.

Para quem gosta de detalhes, vou compartilhar cinco lugares que não estão em guias ou roteiros pela cidade, mas que merecem destaque. Todas as fotos foram tiradas da conta do instagram do CuritibaCool.

Casa residencial | Rua Clóvis Bevilaqua, 426 

Casa-residencial-rua-Clóvis-bevilaqua

Foto por Henrique Venske, @henriquevenske

Fachada da casa projetada pelo arquiteto Marcos Bertoldi. Projeto autoral e que te provoca quando você passa por perto. Você não sabe se é uma galeria, um escritório ou estúdio, mas é uma casa residencial, o que deixa o projeto mais instigante.

Loja Silvia Doring | Al. Augusto Stellfeld, 1513

Loja-Silvia-Doring-Augusto Stellfeld

Foto do Mauricio Melara, @mauriciomelaraarquiteto

Com tantos shoppings, é interessante encontrar lojas de ruas como essas pela cidade. É um dos raros exemplos que se tem, ainda mais em um ponto que já teve várias ocupações. A loja, projetada pelo arquiteto Mauricio Melara, conseguiu se reinventar e trazer uma proposta nova para a rua, além de ser super charmosa.

Edifício Lais Peretti e Porto Bellagio | Avenida João Gualberto, 1259

Edifício-Lais-peretti-e-Porto-Bellagio-Avenida-João-gualberto

Foto do Rui Bittencourt, @bittencourtrui

Dois prédios que criaram uma relação harmônica entre eles com volumes puros, um cúbico e outro elíptico. Devido aos materiais usados, formas e a sua localização, ambos, que foram projetados pelo escritório Smolka Arquitetura, se destacam na avenida. Eles foram pensados para se complementarem e seria injusto escolher um só para citar na lista.

Palácio Iguaçu (sede do governo do Estado do Paraná) | Praça Nossa Senhora de Salette, s/n – Centro Cívico

Palácio-Iguaçu-sede-do-governo-do-Estado-do-Paraná-Praca-nossa-Senhora-de-Salette

Foto por Daniel Pontel e Eduardo Carlos Hortêncio, do @brdoors

Principal obra do conjunto de arquitetura moderna no Centro Cívico da cidade. O palácio foi inaugurado em 1954 e idealizado pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Netto. O prédio conta com vários detalhes interessantes, como sua sacada que está alinhada com a Rua Cândido de Abreu ou por sua porta com padrões geométricos, que é super charmosa e merece destaque.

Prédio da Paraná Previdência | Rua Inácio Lustosa, 700 – São Francisco

Prédio-da-Paraná-previdência-Rua-Inácio-Lustosa

Foto por Pedro Junger, @jungerp

Geometria novamente. O prédio do PP é um exemplo clássico da arquitetura brutalista paulistana, o edifício possui uma fachada discreta, mas ao entrar, ele é rico em detalhes por conta da exposição da estrutura de concreto aparente em harmonia com a cobertura metálica pintada de vermelho vivo. Projetado em 1967 pelo arquiteto Roberto Gandolfi.