ACHEI! 5 cidades para assistir espetáculos de dança na Europa por Kim Potthoff
Na Europa existem inúmeros teatros, a demanda de espetáculos é muito grande não só na área da dança mas também óperas, teatro, musicais e concertos. Escolhi algumas cidades europeias, que além de lindas e charmosas para passear, têm uma boa agenda cultural para dança.
1) LISBOA
A bela Lisboa não nos decepciona, programas culturais, fado, excelentes festivais de música no verão, bons teatros e festas na rua acontecem o ano todo. Para dança há dois teatros principais, o Teatro Camões, casa da Companhia Nacional de Bailado e o Centro Cultural de Belém – o meu escolhido para falar hoje.
O Centro Cultural de Belém, mais conhecido por CCB, recebe no Grande Auditório, muitos artistas de fora. Grandes companhias de dança passam por aqui todos os anos. O teatro também tem uma black box, um estúdio, que se transforma em auditório para pequenos projetos. Uma ótima oportunidade para assistir jovens coreógrafos, a grande maioria, portugueses.
Além da dança é uma casa para bons concertos, com lojas, bons restaurantes e um museu de arte moderna e contemporânea, Museu Berardo. O CCB definitivamente é um lugar para se perder durante o dia e a noite! O teatro fica numa localização bem central, perto da Torre de Belém, do Mosteiro de Jerónimos e com os famosos Pastéis de Belém à porta.
Fundação Centro Cultural de Belém | Praça do Império, 1449-003 | Site
Teatro Camões | Passeio do Neptuno, Parque das Nações 1990-193
2) LONDRES
A movimentada Londres é uma das cidades com mais opções em termos de espetáculos. Entre os inúmero musicais de Leicester Square, as peças clássicas da Royal Ballet, no Royal Ópera House, grandes concertos e festivais de música por toda a cidade – o difícil é decidir qual assistir. Mesmo com preços um pouco mais elevados do que a média, as salas estão sempre cheias. O meu conselho é se programar com antecedência e comprar os ingressos pela internet.
Talvez uma sala não tão conhecida para turistas é o Sadler’s Wells Theater, também conhecido como London’s Dance House (A casa da dança de Londres), que possui uma vasta programação com excelentes companhias de dança, tanto clássicas como contemporâneas. Com uma arquitetura moderna, o teatro é dedicado só à dança. A agenda é lotada durante todo o ano, não só com espetáculos mas também com palestras e workshops.
O teatro fica em Islington – Angel desde 1963, tem duas salas a Sadler’s Wells Theater, sala principal e a Lilian Baylis Studio, que funciona como uma box para pequenos projetos ou workshops. Além disso o teatro tem uma companhia residente, a National Youth Dance Company, que tem como diretor artístico convidado Akran Khan, um dos maiores nomes do mundo artístico hoje em dia.
Sadler’s Wells | Rosebery Avenue , Islington, Angels | Site
3) PARIS
Na cidade luz bons teatros e programas culturais não faltam, temos a famosa Ópera de Paris, que tem como companhia residente o Ballet da Ópera de Paris. Com programa clássico e contemporâneo de excelência e um belíssimo teatro, vale a pena conhecer. Existem visitas guiadas pelo teatro e instalações da Ópera para os mais curiosos.
Uma boa dica em Paris é conhecer o Teatro de la Ville, muito bem situado no centro de Paris, perto da Catedral de Notre-Dame, é mais uma bela construção da cidade. Com uma agenda bem completa para teatro, música e dança, é um teatro que definitivamente deve ser visitado. O programa de dança, abrange mais a área da dança contemporânea e neo-clássica, novos coreógrafos e grande nomes da dança internacionais e nacionais como a Semperoper Ballett of Dresden, Akran Khan, Israel Galván, Lucinda Childs, Ballet de L’Opéra de Lyon, Benjamin Millepied entre outros, já estão agendados para a temporada 2014/2015.
Ao lado do teatro tem um belo café francês para curtir antes dos espetáculos.
Os preços variam de 12€ a 30€, dependendo do espetáculo.
Théâtre de la Ville | 2 Place du Châtelet Paris 4 | Site
4) GENEBRA
Na encantadora Genebra a maioria das coisas, lojas, farmácias e supermercados fecham muito cedo. É raro achar algo aberto após as 17 horas, mas não deixa de ser uma belíssima cidade com uma boa programação cultural.
Um dos teatros mais bonitos que eu já conheci, o Bâtiment des Forces Motrices (BFM) fica no meio do rio Le Rhôme. O edifício é uma antiga fábrica hidroelétrica, que foi abandonado em 1960, classificado como monumento histórico em 1988. Em 1997 foi inaugurado como uma Opera House. A programação do teatro inclui opera, concerto, teatro e dança.
Não apresenta tanta variedade em dança como nas outras cidades em que falei, mas o teatro é um monumento que não dá para perder.
Bâtiment des Forces Motrices | 2, Place des Volontaires 1204 | Site
5) ESTOCOLMO
É a cidade que tem o maior centro urbano e cultural da Suécia, por isso uma palavrinha sobre seus belos teatros não pode faltar. Escolhi o Dansehus por ter uma das agendas mais fortes para dança, com renomados coreógrafos e companhias – o calendário está com os dias preenchidos até o final do ano. É localizado no centro de Estocolmo, com fácil acesso de transportes públicos. O prédio é simples, mas importante é o conteúdo, certo?!
O programa deles não inclui só espetáculos de dança, aliás de todos os teatros em que falamos até agora, é o que mais oferece diferentes atividades, tais como: workshops, festivais, palestras e exibições. A agenda inclui também alguns programas para os pequeninos, entre workshops e espetáculos.
Danse Hus | Barnhusgatan 12-14, 111 23 | Site
Espero que aproveitem as dicas e não deixem de viajar. É a única coisa que você compra e que te deixa mais rico!