Zume, a ‘pizzaria robótica’ do Vale do Sílício
Pizzaria do Vale do Silício começa a usar robôs na produção das pizzas
Robôs já estão em praticamente todos os setores da indústria, mas eles ainda não são populares em restaurantes. Alex Garden, de 41 anos, está esperando se tornar o primeiro a popularizar essa ideia. Ele criou uma pizzaria chamada Zume, em Mountain View, nos EUA, que monta suas pizzas com a ajuda de robôs.
Com isso, ele espera reduzir os custos com funcionários e tornar o negócio mais lucrativo mesmo tornando o preço das pizzas mais baixo. No momento, sua “linha de montagem” de pizzas tem apenas dois robôs: Martha é responsável por espalhar o molho na massa, e Bruno coloca todas elas no forno.
A parte da preparação da massa e da montagem dos ingredientes ainda é feita por humanos, mas eles não precisam ser pizzaiolos experientes para fazer esse serviço. No futuro, Garden espera automatizar ainda mais o processo produtivo e tornar o negócio mais economicamente viável.
Garden já foi chefe da Xbox Live na Microsoft e, recentemente, deixou o cargo de CEO na Zynga para criar seu próprio negócio. Ele contratou alguns engenheiros, designers e nutricionistas para ajudar a levar o negócio para frente.
Na sede da Zume, há uma grande cozinha com áreas separadas para humanos e robôs, um escritório onde trabalham boa parte do pessoal e uma oficina onde são montados e desenvolvidos os equipamentos únicos da pizzaria, os quais já foram patenteados pela empresa.
Será que a moda pega?