Amsterdam ganha WiFi na rua quando a poluição está baixa
Em Amsterdam, cidadãos ganham WiFi grátis na rua quando nível de poluição do ar está baixo
Nada como ter um incentivo para adotar bons hábitos, não? Em tempos em que todos querem estar conectados 24h por dia no celular, a startup TreeWiFi desenvolvou um mecanismo que mede a qualidade do ar nas ruas de Amsterdã e premia os cidadãos com WiFi gratuito, caso os níveis de poluição estejam baixos.
Mais do que incentivar pela recompensa, a organização espera despertar nos holandeses a consciência de adotar hábitos mais sustentáveis – como andar de bike ou transporte público -, em prol da cidade e de sua própria saúde.
O equipamento que dedura o nível de poluição do ar fica pendurado nas árvores – alguém consegue pensar em lugar melhor? – e se parece com uma casa de passarinhos. Quando o ar do local está bom, o telhado fica verde e quem está passando já sabe: pode buscar o sinal gratuito de internet da TreeWiFi que ele estará disponível no celular – e ainda dará dicas do que pode ser feito para que o ar da cidade se mantenha em boa qualidade.
Por enquanto, o aparelho é capaz de medir apenas a quantidade de dióxido de nitrogênio (NO2) presente no ar. Mas já é bastante emblemático. Trata-se de um dos gases mais poluentes que paira pelas cidades, emitido por exemplo pelo escapamento dos carros e pela fumaça dos cigarros.